sexta-feira, 31 de julho de 2009

GUARDA MUNICIPAL INICIA OPERAÇÂO VOLTA AS AULAS

Na próxima segunda-feira, 03, terá inicio em algumas escolas do município a operação educativa de volta as aulas. O objetivo dessa ação é que toda a comunidade tenha a oportunidade de participar de importantes palestras ministradas pelos monitores do Centro de Formação, Estudos e aperfeiçoamento Agência da Guarda Municipal de Goiânia-AGMGO.
As apresentações do programa iniciam-se sempre às 8h e se estende até as 11:30h, sendo que as 10:30h haverá uma tocata da Banda da Guarda Municipal.
Segundo os organizadores do programa as temáticas abordadas serão sobre: Prevenção da violência; Estatuto da Criança e Adolescente; Estatuto do Idoso; educação no trânsito; combate à pedofilia; segurança na internet; campanha de combate ao uso do cerol; defesa civil e informações sobre vírus H1N1 (gripe suína).
Programação:
Segunda-feira (03), Escola Municipal Aristoclides Teixeira no Jardim Pompeia;
Terça-feira (04), Escola Municipal Coronel José Viana, Setor Cândida de Morais;
Quarta-feira (05), Escola Frei Nazareno Confaloni no Setor União e CEMEI Irmã Lídia no Setor São José;
Quinta-feira (06), Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro, Vila Clemente;
Sexta-feira (07), Escola Municipal Ari Ribeiro Valadão no Conjunto Aruanã.
Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: 3524-8650 (CEFEA).

quinta-feira, 30 de julho de 2009

GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA É REFERÊNCIA PARA A GUARDA DE CRISTALINA

A corporação recebeu, hoje, a visita do Comandante da Guarda Municipal de Cristalina, Luiz Marquês. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura operacional e administrativa da Guarda do Município e os seus projetos desenvolvidos em Goiânia. Ele lembra que teve muitas informações positivas da GM de Goiânia, e queria conhecer os trabalhos. “A nossa guarda está começando agora, e viemos adquirir conhecimento. Queremos ver o estatuto, o código de ética, a metodologia empregada nas ações, enfim, o que está sendo feito”, ressalta. Há três meses no comando da Instituição e com passagem pelo Exército Brasileiro, Marquês também teve contato com as divisões administrativas da nossa Guarda.
Coronel Gercy Joaquim Camêlo, Presidente Comandante da Guarda de Goiânia, ao recebe-lo, lembrou da importância de se fazer parcerias para o desenvolvimento das Guardas em todo o País. “Temos que andar de mãos dadas, unidos, para um futuro melhor de nossos órgãos de Segurança Pública”. Camêlo acrescentou que a visita é motivo de alegria, pois é um sinal de reconhecimento do trabalho que está sendo feito. Os dois, ao lado de vários inspetores, conversaram sobre os desafios enfrentados pelas duas instituições e a melhor maneira de resolver os problemas.
A GM de Cristalina conta com um efetivo de 27 profissionais. Porém, existe a possibilidade de ampliar esse número, como esclarece o aluno-Inspetor da Guarda de Cristalina, Tiago Schussler: “o nosso Prefeito já autorizou para o próximo mês a convocação de 10 guardas aprovados no último concurso. Contudo, por um estudo feito, o adequado para a cidade são 75 servidores”, argumenta. O inspetor diz também que estão “lutando” pela adicional de periculosidade, e o aumento do adicional noturno. Atualmente, o salário dos Guardas de Cristalina está, em aproximadamente, 800 reais.
No final do encontro, para retribuir as gentilezas, Luiz Marquês fez um convite. “Temos um um núcleo de estudo, onde ministramos o aulas de adestramento de cães, policiamento de autoridades e defesa pessoal e, gostaria muito que nos procurassem quando precisarem”, diz entusiasmado.

terça-feira, 28 de julho de 2009

UMA NOVA ETAPA NO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA GUARDA

No processo de transformação de Departamento da Secretaria de Recursos Humanos para Agência, a Guarda Municipal de Goiânia ampliou várias setores de sua estrutura organizacional. A Divisão de Comunicação foi uma delas. Aumentou seu efetivo de profissionais, contando atualmente com três jornalistas; o ambiente de trabalho também melhorou. A sala exclusiva do Divisão foi inaugurada, assim como alguns equipamentos, adequando as ferramentas de trabalho para que o exercício da atividade jornalistica seja feito com eficácia.
Os projetos são muitos. Resgatar o jornal impresso, manter o site atualizado, promover eventos que busquem a unidade da coorporação, continuar em foco nos veículo de comunicação de massa, enviando release – texto destinado aos meios de comunicação para promover a Guarda, e notas de retorno para explicar algumas situações que surgem em que a Guarda é criticada pela opinião pública.
Contudo, a principal atenção da Assessoria é buscar instrumentos para aperfeiçoar a dinâmica de informação
entre a Guarda e seus agentes. “Temos que fazer com que o profissional que está lá no posto de serviço tenha acesso a todas as notícias que estão acontecendo”, lembra o Comandante do Orgão, Coronel Gercy Camelo. O boletim eletrônico, o jornal mural, o blog estão sendo criados para diminuir essa carência de informação do Guarda.
Outro ponto importante do trabalho diz respeito a veracidade das informações. É notório que muitas informações que circulam nos postos não são coerentes com a realidade, portanto, essas ferramentas vão tentar mostrar a versão oficial dos fatos, minimizando as consequêcias maléficas da famosa "rádio pião". Além dessas ações, o Departamento está conscientizando os Inspetores sobre a importância deles nesse processo. Esses profissionais devem ser também os responsáveis por multiplicar as informações oficiais junto as suas regionais de atuação. Por isso o guarda, além de navegar no site e no Blog, deve procurar o seu Inspetor para se manter informado.
As dificuldades --*Mesmo após a criação da Agência, a Guarda, nesse ano, não teve verba própria. O orgão foi instituído depois da aprovação da Lei Orçamentaria Anual do Município, por isso, não foi destinado um valor específico para a Agência. Todos os custos são pagos por verbas suplementares, incluindo os da Divisão de Comunicação. Com isso, todos os projetos são desenvolvidos com muitas dificuldades. Uma outra dificuldade são as deficiências de interação entre as divisão que hoje existem na Guarda. A falta de um projeto integrado dificultava as ações de comunicação, pois as informações não chegavam ao setor de comunicação, o que inviabilizava todo o trabalho noticioso. Essa realidade está mudando através de uma ampla discussão e da conscientização que essa interação é vital para o desenvolvimento da Guarda e, portanto, da sua própria imagem. Que bom!