segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÂO

CONVITE

O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA TEM A HONRA DE CONVIDAR VOCÊ GUARDA MUNICIPAL E FAMILIA PARA PARTICIPAR DA CONFRATERNIZAÇÃO DOS SERVIDORES DA CORPORAÇÂO.

DATA: 10 DE DEZEMBRO (QUINTA-FEIRA)


LOCAL: SINDICLUB BURITIS – AVENIDA JUAZEIRO DO NORTE C/RUA BELO HORIZONTE – PARQUE AAMZÔNIA

PROGRAMAÇÃO:

09:00 – CULTO ECUMÊNICO

10:00 –FINAL DO TORNEIO INTER REGIONAIS

11:00 – APRESENTAÇÃO DAS AUTORIDADES

12:00 ÀS 16:00 – ALMOÇO E SORTEIO DE BRINDES

ORGANIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA –JOSÉ EULÁLIO -9301 8828 OU 8415 6006

GUARDA MUNICIPAL REALIZA PRIMEIRO CONCERTO DA BANDA DE MÚSICA DA CORPORAÇÃO


A Agência da Guarda Municipal de Goiânia - AGMG apresenta na próxima quarta-feira, 9, às 20 horas , no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal o Primeiro Concerto da Banda de Música da corporação.
Para essa primeira apresentação foram convidados os músicos: cifras arranjos e guitarra, sargento PM Divino; voz e violão Denize Féliz, Teclados, Sara Valadares; contra baixo, Sargento PM Antão; na bateria, Flávio Júnior; clarineta, Otoniel Tavares e no Trombone, Jairo Chico Bento.
Cresce cada vez mais o orgulho da Prefeitura e da Agencia da Guarda Municipal de Goiânia em incentivar a Banda de Musica da corporação que está apresentando seu primeiro grande concerto sinfônico, com um repertorio bem variado que vai mostrar música dos artistas brasileiros: populares e contemporâneos indo até o rock internacional. (Ver programação) “Nosso objetivo é estarmos mais próximos da população levando cultura e arte através da filosofia de policiamento comunitário” explica o Presidente Comandante da AGMG, Coronel Gercy Joaquim Camêlo.

BREVE HISTÓRICO - A Banda de Música da Guarda Municipal de Goiânia foi formada em outubro de 2006 logo após a posse dos novos concursados para o quadro de servidores da corporação e oficialmente criada pela lei 180 de 16 de outubro de 2008, com alterações na lei 183 de 2008. Regulamentada pelo decreto 2390, de 03 de junho de 2009 no art. 24. É uma divisão do Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento (CEFEA) da Agência da Guarda Municipal de Goiânia- AGMG.
No início contava com quarenta componentes e teve como regentes os GMS, Paulo Henrique e Marcelo Santana. Hoje é composta por 25 guardas municipais que são músicos dentre eles quatro mulheres.
Desde sua formação a Banda de Música vem desenvolvendo o projeto “Banda Faz Arte”, com o objetivo de levar cultura, entretenimento e civismo a todas as camadas da sociedade. Antes de cada apresentação é feita um histórico das músicas a serem executadas, quanto ao compositor e intérprete e o valor cultural destas obras.
A banda vem no decorrer de quase três anos se apresentando em atividades desenvolvidas pela Administração Municipal e, em especial, nas inaugurações de obras, parques, praças e nos mutirões da prefeitura.
Entre uma e outra atividade a banda da Guarda Municipal é solicitada por diversas escolas municipais e particulares para levar o conhecimento do civismo, pois, quando é tocado o Hino Nacional e da Bandeira é feita a formatura e explicado para os alunos, o modo correto de como se comportar diante da execução de um símbolo nacional.
Já a parceria com outros órgãos da Prefeitura trouxe visibilidade para a banda, tanto que, entidades sem fins lucrativos, como por exemplo, o Rotary Internacional, tem solicitado a presença dos músicos para vários eventos. Há também empresas privadas e ONGs que tem agendado para que a banda toque para seus funcionários com o intuito de rever o civismo, exemplo é uma grande empresa de autopeças da capital.
Outro programa desenvolvido pela banda dentro dessa proposta de interação com a comunidade são as apresentações para quem se encontra em tratamento psicológico ou físico, exemplo no complexo Geriátrico Sagrado Família e Casa de Recuperação Jardim América, segundo os coordenadores destas entidades, isso tem elevado o nível de recuperação e interatividade dos moradores destes locais.

PROGRAMAÇÂO DO CONCERTO: 1° parte: Ponteio (Edu Lobo/ José Carlos Capinan) arranjo: Hudson Nogueira; Marcha Rancho (Hudson Nogueira); Os boêmios (Anacleto de Medeiros) revisão: Marcelo Jardim; Novo Tempo (Ivan Lins/ Vitor Martins) arranjo: Hudson Nogueira; Copacabana (Braguinha) letra, Alberto Ribeiro da Vinha, arranjo: José Carlos Ligiério, revisão: Marcelo Jardim.
2° parte: A grande família (Dudu Nobre)-arranjo: Tenente PM, Venâncio; Como é grande o meu amor por você. (Roberto e Erasmo Carlos), arranjo: Sargento PM Divino; Quando a chuva passar (Ramón Cruz) arranjo: Tenente PM, Carvalho - Tributo à Led Zeppelim: All my love (John Paul Jones/ Robert Plant) e Stairway to heaven (Jimmy Page/Robert Plant) arranjo SGT PM Divino.

INTEGRANTES DA BANDA DE MÚSICA DA AGMG: Primeiro Regente: GM Daniel Vieira; segundo regente: GM. Claudio Costa; flautas: GMF Mirian, GMF Wanessa e GM Ronan; clarinetas: GM Claudio Costa, GM Elias Milhomen, GM. Diego Assis, GM Jean Campos, GMF Maria Aparecida; sax alto: GM Leonardo e GM. da Silva; sax tenor: GM. Torreira; trompetes: GM Altamiro, GM Humberto, GM Paulo Mendes, GM Rogério, GM Leandro; trombones: GM José Eduardo. GM Belém, GM Estanslei, GM Fellype; bombardino: GM Alex; souzafone: GM Daniel Brito; percussão: GMF Cristiene e GM Wesley

SERVIÇO
Assunto: Primeiro Concerto da Banda de Música da Guarda Municipal de Goiânia
Data: 09 de Dezembro (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia – Setor Central
Contato: Assessoria de Comunicação da AGMG-35248619 ou Daniel Vieira -84110663

GUARDA MUNICIPAL REALIZA A 1 ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL


Foi realizada na ultima sexta-feira, 04, no auditório da Câmara Municipal de Goiânia, a Primeira Conferência Municipal de Defesa Civil. Estiveram presentes aproximadamente 200 representantes da sociedade civil, representantes da Defesa Civil do Estado, do Corpo de Bombeiros Militar, dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s), CONSEGs e mais 12 órgãos municipais.
O evento foi organizado pela Agência da Guarda Municipal de Goiânia - AGMG em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, Secretaria Municipal de Educação - SME, Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Governo - SEGOV, Secretaria Municipal de Planejamento - SEPLAN, COMURG, Agencia Municipal de Obras - AMOB, Agência Municipal de Transito, Transporte e Mobilidade - AMT, Assessoria da Mulher ,Câmara Municipal de Goiânia e Corpo de Bombeiro Militar de Goiás através do Comando de Operações de Defesa Civil.
A abertura foi feita com o canto do hino nacional executado pela banda de musica da Guarda Municipal de Goiânia sob a regência do GM, Cláudio Costa.
Participaram da mesa de trabalho o Presidente Comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia e Coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil-COMDEC, Coronel Gercy Joaquim Camêlo; o Secretário Municipal de Governo, Mauro Miranda que nesse ato representou o Prefeito de Goiânia, Íris Rezende; o Vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador, Anselmo Pereira; o Comandante de Operações de Defesa Civil do Corpo de Bombeiro de Goiás, Coronel Arantes; o Comandante da Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia, Coronel Antônio Djalma Rios. Também participaram da mesa a representante da Assessoria da Mulher, Raquel Mendes; o Presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Goiânia, Carlos de Alencar; o Coordenador Geral do SAMU Metropolitano, Dr.Ricardo Sandré; o Presidente do SINDGUARDA, Jeibson Jácome e a Diretora de Vigilância Sanitária da Secretária Municipal de Saúde, Dra.Cristina Laval.
Coronel Camelo abriu os trabalhos dizendo que essa conferencia foi convocada pelo prefeito Íris Rezende que teve a preocupação de convocar os mais preparados técnicos das secretarias e órgãos municipais que darão todo apoio e farão um trabalho que será uma referencia para um planejamento de prevenção de qualquer grande desastre em nossa cidade. “Em termos de animação e entusiasmo essa comissão já esta pronta para servir o povo que necessitar dessa nova entidade assistencial e humanitária que nasce agora. Goiânia é a primeira capital do país a realizar essa convenção”, comenta orgulhoso o coronel.
O secretário de Governo, Mauro Miranda, falou que esse dia será histórico em nossa cidade onde o poder municipal em parceria com o voluntariado cria mais uma entidade para ajudar o povo. “Eu particularmente tenho uma verdadeira admiração pelo trabalho que é realizado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no socorro aos necessitados e com a entrada desse novo parceiro que é a Guarda Municipal a entidade terá mais voluntários para construir uma comunidade mais segura” explicou.
O vereador Anselmo Pereira falou que Goiânia é privilegiada por não ter catástrofes, “a defesa civil será fundamental com a participação efetiva da Guarda Municipal que já tem em seu lema ser a guardiã da cidadania, alem da segurança também fará a defesa do povo de Goiânia. A corporação poderá provocar o voluntariado e incluir toda a sociedade civil, rotary, maçonaria, Consegs, associações de moradores, ONGs, um grande mutirão de entidades voltados para o bem e com isso vamos dar exemplo para o mundo todo.É muito importante quando lembramos do césio em Goiânia que nos pegou despreparados e se já tivéssemos a Defesa Civil estruturada,teríamos dado resposta mais rapidamente para aquela tragédia que foi uma referencia mundial”,lembrou o vice presidente da Câmara Municipal.

PALESTRA - O Palestrante do evento foi o Coronel Arantes, comandante de operações de Defesa Civil do Corpo de Bombeiro de Goiás que iniciou homenageando o Secretário de Governo, Mauro Miranda e o vereador Anselmo Pereira, com um colete da Defesa Civil, por serem os representantes do Executivo Municipal e do Legislativo goianiense pela ação cidadã em Defesa Civil.
Na palestra o comandante citou a Lei 15.802 - Código Estadual de Proteção contra Incêndio, Explosão, Pânico e Desastres e disse que essa lei integra um conjunto de órgãos, cada um tem um papel no Sistema Nacional de Defesa Civi-SINDEC. Coronel Arantes explicou que o objetivo da primeira conferencia é despertar e mobilizar a sociedade goianiense. “Temos que levantar e avaliar quais são os principais riscos que a população está exposta. Colher sugestões, critica e apontamentos solução de problemas que envolvam um potencial de risco/desastre. Vamos criar uma cultura de Defesa Civil entre os munícipes que influenciarão o administrador público na elaboração de políticas públicas que evite, ou pelo menos amenize os desastres. Temos que ser ágeis, rápidos e preparados para qualquer sinistro e nos articular de forma coordenada para dar respostas que a população deseja. Precisamos de todos para construir essa nova cultura preservasionista”, finalizou.

EIXOS TEMATICOS – As propostas elaboradas nos três eixos temáticos foram aprovados pelos quase 60 conferencistas que participaram das câmaras temáticas foram:
- Intensificar a fiscalização pelo poder público;
- Haver um consenso de todas as esferas de governo em relação à prevenção e monitoramento de áreas de risco;
- Criação de um mecanismo interligado habitacional, disponibilizando dados sobre duplicidade de benefícios de moradia;
- Maior divulgação do que compete a Defesa Civil e aos órgãos parceiros, inclusão em âmbito educacional e conscientização da população geral;
- No ato da remoção de famílias em áreas de risco, buscar os meios de ampliação de benefícios para população, incluindo valores simbólicos de acordo com o valor venal do terreno;
- Adoção de medidas de educação e conscientização com criação e promoção de campanhas (utilizando o slogan da Defesa Civil) no que tange à limpeza urbana, quanto ao lixo jogado nas vias e áreas públicas por moradores e pedestres e ocupantes de veículos em movimento. Ações de porta a porta nos bairros com banners, folders e propagandas nos meios de comunicação;
- Utilização de técnicas e tecnologias de Geoprocessamento na fiscalização do uso do solo, através de analise de comparação de imagens áreas, visando a prevenção de desastres do meio urbano;
- Conscientização da população, inclusive em nível escolar da importância de deixar áreas de permeabilização nos lotes e áreas urbanas, bem como no calçamento dos passeios públicos;
- Desenvolver um personagem infantil (mascote) através de concurso que aborde as questões relacionadas à Defesa Civil na mídia e nos demais meios de comunicação;
- Conscientização da população ao destino de lixo pessoal;
- Trabalhar meios de divulgação junto à comunidade local para que a mesma tenha melhor informação do conceito e perfil da Defesa Civil;
- Implantar a Defesa Civil como disciplina nas escolas públicas e privadas;
- Conscientizar a sociedade da sua importância para a identificação dos riscos locais e a prática voluntária na Defesa Civil;
- Treinamento para a comunidade local de como atuar e acionar a Defesa Civil, melhorando o tempo-resposta ao alarme;
- Criar meios estratégicos de comunicação dentro da comunidade.

DELEGADOS ELEITOS – Esta é a primeira das três etapas a serem realizadas, onde teremos ainda a Etapa Estadual e a Etapa Nacional que acontecerá em Brasília, em março de 2010. As diretrizes aprovadas na etapa municipal subsidiarão a formulação de políticas de Defesa Civil para o município de Goiânia. A Conferencia Municipal elegeu por aclamação 18 delegados que representarão o município na Conferencia Estadual, sendo estes membros da sociedade civil, trabalhadores de defesa civil e representantes do poder público.Os delegados eleitos pela Conferência foram: Fabio Nogueira Duarte e Valdinair Ramos de Miranda da Sociedade Civil; Reginaldo Ferreira Melo, Valter Pereira da Silva e Maria Dalva da Secretaria Municipal de Saúde -SMS; Aimoré Rosa da Secretaria de Habitação; Ednelson Vieira da Secretaria de Planejamento Municipal- SEPLAM; Wagmar J. Souza do 27 º CONSEG; Francisca Moreira Alves da COMURG; Joana Darc Silveiro da ABEP/UFG; Mario Celso de Abreu,Renato Neves Marques,Jairo Junior e Eliseu Lustosa da Agência da Guarda Municipal-AGMG; Paulo Kruk Filho da Agência Municipal de Obras-AMOB; Eliane Rodrigues da Silva e Aparecida de Fátima Tobias Alves da Secretaria Municipal de Assistência Social –SEMAS e José Joaquim Moreira da Secretaria de Educação -SME

Também participaram da Conferencia 30 alunos oficiais do Corpo de Bombeiro de Goiás, o Presidente da Agência Municipal de Transito, Transporte e Mobilidade, Miguel Thiago; o vereador Joãozinho Guimarães; Valdirene Gualberto da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás; Inspetor Jose Eulálio, Presidente da Associação dos Servidores da Guarda Municipal de Goiania; Helio Jose Ramos, Presidente do 8 º Conseg região de campinas; Fabio Duarte, representante da maçonaria; Mauricio Alves Faria, Diretor da ONG Guardiões do Verde; Joana Darc Silvério da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia; Carlos Sergio Vieira representou a Secretária Márcia Carvalho da Educação; Coronel Carlos Rebline do Corpo de Bombeiro: Paulo Peres Guimarães,Diretor de Manutenção e Construção da Agencia Municipal de Obras; Professora Rose da Secretaria de Habitação Municipal; o Diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde que nesse ato representou o Secretário Dr.Paulo Rassi; Glades Maria de Jesus da SEPLAM; Geraldo Edson Rosa, Diretor de Vigilância e Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e a chefe de Gabinete da COMURG, Andréia Bonifácio.