terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ministro formaliza adesão de 9 municípios goianos ao Pronasci

Brasília, 15/12/09 (MJ) – O ministro da Justiça, Tarso Genro, estará em Goiânia e Anápolis nesta quarta-feira (16) para formalizar a adesão de mais nove municípios de Goiás ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Na capital goiana, Tarso Genro se encontrará com os prefeitos de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. Já em Anápolis estarão presentes os prefeitos de Anápolis, Itumbiara, Porangatu, Inhumas, Rio Verde e Catalão.
A partir desse convênio, as cidades poderão escolher quais projetos preventivos de segurança pública do Pronasci se adequam à sua realidade. O total de recursos destinados a cada município dependerá das propostas apresentadas.
Entre os projetos do Pronasci está o Mulheres da Paz, que capacita lideranças femininas para identificar jovens à beira da criminalidade e encaminhá-los ao Protejo (Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável). Para isso, elas recebem uma bolsa mensal de R$ 190.
Pelo Protejo, os jovens também recebem uma bolsa mensal (R$ 100) e participam de atividades profissionalizantes, esportivas e culturais.
Em Goiás, 10 municípios já estão no Pronasci: Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Novo Gama, Planaltina, Valparaíso de Goiás, Formosa, Cidade Ocidental, Pirenópolis, Cristalina e Aparecida de Goiás.
Segurança com Cidadania
Diferente de outros programas de segurança pública, o Pronasci prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência sem abrir mão da repressão para enfrentar a criminalidade. São mais de 90 ações preventivas e repressivas que integram a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade.
O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 112 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.
Reportagem: Site do Ministério da Justiça - 15/12/2009 - 11:04h

MINISTRO TARSO GENRO PARTICIPA DE SOLENIDADE NO PAÇO

Na próxima quarta-feira (16), a partir das 9h30, o Ministro da Justiça, Tarso Genro, participará da solenidade no Paço Municipal. O encontro será realizado para assinar o convênio de adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Além da Capital, Trindade e Senador Canedo também assinarão o convênio.

Pronasci
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Pronasci busca enfrentar a criminalidade no País. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Programa destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado.

Serviço
Assunto: Ministro Tarso Genro participa de solenidade no Paço
Dia: 16/12 (quarta-feira)
Horário: 09h30
Local: Auditório do Paço Municipal (6º andar)
Reportagem: Assessoria de Imprensa do Prefeito