Foto: SECOM
Começa na próxima segunda-feira, 20, às 9h, o curso da Pistola Taser e do Espargedor de Pimenta, na sede do Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento – CEFEA da Guarda Municipal.
O objetivo do curso é capacitar e qualificar os guardas municipais no manuseio da pistola e do espargedor de pimenta.
Está programado a formação de 22 guardas para se tornar monitores do curso e assim ajudar os instrutores nas aulas práticas. O curso será dado por três instrutores do Grupo Tático 3 – GT3, da Polícia Civil de Goiás.
Segundo o diretor do CEFEA, Weder Reis, “o curso irá capacitar os guardas no manuseio da pistola taser e do espargedor de pimenta, já que esta é a recomendação da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, que diz também da obrigatoriedade do curso”, disse o diretor.
CURSO E CERTIFICADO
O curso terá carga horária de 30 h/a, por turma. Neste primeiro ciclo serão capacitados 200 guardas, divididos em cinco etapas. Ao final do curso todos os alunos guardas receberão um certificado, emitido pela Gerência de Ensino da Polícia Civil.
TASER E ESPARGEDOR
A taser é a arma Não-Letal emissora de “ondas T” (forma de onda semelhante à onda cerebral), com ação direta sobre o sistema nervoso sensorial e sistema nervoso motor do oponente, de forma a paralisá-lo com menor possibilidade de dano em decorrência da ação da mesma, se comparada com uma arma de fogo. Ela permite ao operador o controle total do tempo do disparo, podendo este tempo ser continuamente prolongado ou instantaneamente interrompido. Dispara dardos com alcance de até 10 metros, através de cartucho propelido por nitrogênio - substância não-contaminante, não-tóxica, não-poluente, não-inflamável e não-explosiva.
O espargedor de pimenta na forma de espuma causa a irritação das vias respiratórias é consideravelmente menor, o que possibilita sua utilização em ambientes fechados, especialmente em locais nos quais a contaminação de pessoas não envolvidas seja altamente indesejável.