quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DIA DA BANDEIRA É COMEMORADO PELA GUARDA MUNICIPAL


Foi realizado ao meio dia de hoje, no Quartel da Agência da Guarda Municipal de Goiânia - AGMG a incineração das bandeiras: Nacional, Estadual e do Município. Esse ato faz parte da comemoração do Dia da Bandeira Nacional- 19 de Novembro.
Participaram do ato de incineração os alunos das Escolas Municipais Arcebispo Dom Emanuel e Francisco Bibiano, diretores de escolas, vários presidentes de associações de moradores, alunos do curso de subinspetores da AGMG e servidores municipais.
De acordo com o Presidente Comandante da AGMG, Coronel Gercy Joaquim Camêlo, “nesse dia todas as bandeiras inservíveis, rasgadas, manchadas ou em estagio final de uso devem ser em ato solene incineradas. Nós da Guarda Municipal temos o orgulho de sermos brasileiros e amantes de nossa pátria. Dái o culto ao nosso símbolo maior da Republica Federativa do Brasil. Esse é o único dia que o pavilhão nacional é hasteado ao meio dia em todo o país, de acordo com a Lei 5.700 de 01.09.1971” explicou o comandante.
Já segundo a professora Mardlene Alencastro, “esse ato é muito importante e deveria fazer parte do calendário escolar. Nossos alunos com essa apresentação tiveram hoje, um dia de patriotismo e cidadania, com certeza aprenderam com os agentes da segurança municipal que não precisamos só preocupar com a violência e sim educarmos nossos filhos a cultuar nossa bandeira e os símbolos nacionais, como forma de respeito a nossa soberania”, ensinou a professora.
A CERIIMONIA – AS bandeiras que foram doadas a AGMG pelos órgãos públicos, empresas privadas e cidadãos comuns, foram colocadas numa pira de metal nas proximidades do mastro onde foi realizada a cerimônia de hasteamento da Bandeira. O Comandante fez a leitura da ordem do dia alusiva à data e ressaltou, com fé e patriotismo, a alta significação da festividade e a importância. Fez um breve histórico da bandeira criada em 19 de novembro de 1989. Terminada a leitura ateou fogo nas bandeiras previamente embebidas em álcool. Todos os presentes a solenidade cantaram o Hino à Bandeira, sob o comando do regente da Banda de Música da AGMG, Daniel Vieira, com toda tropa da guarda de honra em posição de sentido. As cinzas foram depositadas em uma caixa e serão enterradas em local apropriado, no interior da corporação.

COMEÇA DIA 24 O CURSO DE FORMAÇÂO PARA GUARDAS MUNICIPAIS

Tem inicio na próxima terça-feira, 24, às 7:30 horas na Academia de Policia Militar no setor Universitário o Curso de Formação para os servidores da Agência da Guarda Municipal de Goiânia - AGMG. O curso contempla os guardas municipais que não fizeram as duas ultimas formações, que ocorreram em 2007 e 2008.
De acordo com o Presidente Comandante da AGMG, Coronel Gercy Joaquim Camelo, esse curso terá duração de 50 dias letivos, com inicio dia 24 até dia 18 de dezembro, retornando dia 18 de janeiro devido o período de festas de final de ano e férias dos instrutores da Academia. Já a quarta turma tem inicio previsto para março de 2010.
O Centro de Estudos, Formação e Aperfeiçoamento da Agência - CEFEA em nota informativa esclarece que o curso será gerido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e ministrado pela Policia Militar de Goiás na Academia da instituição.
Os guardas não aprovados das turmas anteriores estão automaticamente inseridos na terceira turma. O uniforme utilizado será: camiseta branca com identificação e nome do GM e calça jeans na cor azul. As aulas serão ministradas de segunda a sexta no período entre as 07:30 e 17:30 com intervalo de 2 horas para almoço. A grade curricular e a quantidade de horas será a mesma desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e serão abordadas as seguintes matérias:
Módulo I (Básico) – Procedimentos Operacionais Padrão da Guarda Municipal (30 horas), Segurança de Instalações Físicas e Patrimônio (20h), Português Instrumental e Comunicação (20h), Direitos Humanos e Cidadania (20h), Defesa pessoal (20h), Educação Física (10h) e Noções de Controle de Distúrbios (20h).Módulo II (Jurídico) – Direito Administrativo (20h), Direitos Constitucional (20h), Direito Penal e Processual Penal (20h), Crimes Contra o Funcionário Público (20h) e Direito Ambiental (20h)Módulo III (Profissional) – Ética Profissional (20h), Atuação no Trânsito (20h), Atividades de Apoio ao Corpo de Bombeiros Militar (20h) e Segurança Comunitária (30h).
Mais informações e listas das turmas com seus respectivos xerifes ver no blog oficial da AGMG – www.guardamunicipalgoiania.blogspot.com ou pelo fone do CEFEA -3524 2461.