quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Nove cidades aderem ao Pronasci

Mais nove municípios goianos aderiram ontem ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Com isso, Goiás está entre os quatro Estados brasileiros com maior número de adesões ao projeto criado há dois anos pelo Ministério da Justiça para reduzir a violência priorizando a prevenção do crime. O ministro da Justiça, Tarso Genro, participou da solenidade de adesão de Goiânia, Senador Canedo e Trindade, realizada pela manhã no Paço Municipal.
Em seguida, o ministro foi a Anápolis, onde registrou a adesão ao Pronasci de Anápolis, Itumbiara, Porangatu, Inhumas, Rio Verde e Catalão. Esses municípios juntam-se a Luziânia, Águas Lindas, Novo Gama, Planaltina, Valparaíso, Formosa, Cidade Ocidental, Pirenópolis, Cristalina e Aparecida de Goiânia, que já fazem parte do programa, que contará em 2010 com R$ 1,4 bilhão para investimentos em ações preventivas.
As ações do Pronasci são voltadas para regiões urbanas com altos índices de criminalidade e priorizam jovens de 15 a 24 anos em situação de risco. Um dos projetos que prevê o atendimento a esses jovens é o Mulheres da Paz, que capacita e remunera com 190 reais mensais lideranças comunitárias femininas para a abordagem e encaminhamento de jovens ao Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável (Protejo).
Os jovens em situação de risco atendidos pelo Protejo recebem uma bolsa mensal de 100 reais para frequentarem atividades esportivas, culturais e profissionalizantes. O Pronasci também conta com ações que favorecem o aperfeiçoamento profissional de policiais e guardas municipais. Cada profissional beneficiado conta com uma bolsa de estudos de 400 reais mensais.
Com a adesão ao Pronasci, os municípios goianos agora devem apontar quais projetos preventivos de segurança pública do programa se adequam à sua realidade. A verba a ser destinada a cada cidade será definida com base nessa escolha e na aprovação das solicitações dos municípios. Com projetos consistentes e bem elaborados, os municípios podem dar um grande impulso à segurança pública”, disse o ministro. Ele citou o exemplo de um projeto desenvolvido no bairro Santo Amaro, no Recife (PE), que graças ao apoio do Pronasci conseguiu reduzir sua taxa de criminalidade em 66%.
“Goiânia pode integrar o Bolsa Formação, assegurando uma bolsa de estudos aos guardas municipais”, sugeriu, se referindo a uma das ações do Pronasci, que já atende 180 mil policiais e guardas municipais em todo o País.


Rosane Rodrigues da Cunha - Jornal O Popular 17/12/09