terça-feira, 27 de abril de 2010

AGMG CAPACITA MAIS DE 1.500 GUARDAS MUNICIPAIS NO CURSO DE FORMAÇÂO


O prefeito Paulo Garcia participa amanhã, 28, ás 8 horas, na Academia de Policia Militar da solenidade de Formatura do Curso de Formação de Guarda Municipal. Serão mais de 1.500 agentes de segurança pública que receberão seus diplomas de capacitação. Os diplomados integram três turmas, sendo que a primeira fez o curso em 2008, a segunda em 2009 e a última turma em 2010. O padrinho das turmas será o ex-prefeito Iris Rezende e a madrinha a deputada federal Iris de Araújo. O evento faz parte das comemorações de 22 anos de criação da Guarda Municipal.

O curso seguiu a grade curricular já contendo as novas normativas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça. Dividido em três módulos (confira a seguir), o curso manteve o foco na prevenção comunitária e a promoção dos Direitos Humanos.

Módulo I (Básico) – Procedimentos Operacionais Padrão da Guarda Municipal (30 horas), Segurança de Instalações Físicas e Patrimônio (20h), Português Instrumental e Comunicação (20h), Direitos Humanos e Cidadania (20h), Defesa pessoal (20h), Educação Física (10h) e Noções de Controle de Distúrbios (20h);

Módulo II (Jurídico) – Direito Administrativo (20h), Direitos Constitucional (20h), Direito Penal e Processual Penal (20h), Crimes Contra o Funcionário Público (20h) e Direito Ambiental (20h);

Módulo III (Profissional) – Ética Profissional (20h), Atuação no Trânsito (20h), Atividades de Apoio ao Corpo de Bombeiros Militar (20h) e Segurança Comunitária (30h).

Em dois meses de curso, o Guarda Municipal, Makes Paulo, da turma Alpha, espera em breve usar, na prática, tudo o que aprendeu em sala de aula. “Quero seguir minha missão nas ruas de Goiânia com poucas dúvidas, e assim, melhor atender nossa população. Daqui levarei matérias específicas para o exercício da proteção e segurança", afirma.

Para o coordenador pedagógico do curso, Major Taufic, todo o corpo de guarda municipal se apresenta num nível de excelência no aprendizado. Segundo o professor, os alunos afirmam que a capacitação abre os olhos para um novo mundo, com mais disciplina e respeito mutuo.

Novo convênio
O Presidente Comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia, Coronel Gercy Joaquim Camelo, informa que já estão sendo finalizados os últimos detalhes para assinatura do convênio com a Polícia Federal para o início de um curso sobre armamento e tiro. A capacitação faz parte da formação prevista pela SENASP. “Depois que assinarmos o convênio vamos dar início ao plano de ações e metas e gradualmente armando todo nosso efetivo dentro das normas previstas em lei”, explica o comandante.

Serviço
Assunto: Solenidade de formatura do Curso de Formação de Guarda Municipal
Data: 28 de abril
Horário: 8 horas
Local: Academia de Policia Militar no Setor Universitário
Contato: Assessoria de Comunicação da AGMG – 35248619
Foto: GM Saldanha