quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AGMGO FAZ MONITORAMENTO ELETRÔNICO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

 Destaque da AGMGO nos últimos meses, a Central de Comunicação Operacional e Monitoramento é responsável pela comunicação das atividades ligadas ao setor operacional da Agência. Em funcionamento desde junho, o CCO também trabalha no monitoramento eletrônico em mais de 250 postos da Secretaria da Educação. Escolas, CMEIS e centros administrativos são alguns dos locais monitorados. 
O objetivo da segurança monitorada por alarme é a diminuição de roubos em áreas públicas municipais. “Já evitamos cinco furtos, incluindo até prisões de marginais, e atendemos mais de 1800 disparos de alarme”, diz o chefe do CCO, GM Valdsom Batista, responsável pelo setor. O funcionamento do sistema é simples: quando é detectado a presença de alguém após o expediente, a central é avisado através do alarme. Com isso, ela aciona as equipes de rua, que fazem a vistoria no local indicado.
Atualmente o CCO trabalha com rádio comunicadores de mão - 60 equipamentos, rádio nas viaturas, telefone, câmara de vídeo e outros equipamentos úteis a área segurança e através de parceria com a iniciativa privada busca doação de equipamentos e veículos. Na equipe, que conta com 27 GMs, tem profissionais com formação em diversas áreas, entre elas informática, eletrônica e telecomunicações.
Valdson Batista afirma ainda que a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano, a AGMGO assumirá o monitoramento da Secretaria da Saúde, com cerca de 118 postos. A previsão é a utilização de monitoramento por câmera em CAIS e CIAMS”. O GM também diz que está sendo feito um estudo para monitoramento do Zoológico da cidade e dos parques municipais via CFTV - circuito fechado de câmeras, visando maior segurança da população.