No edital de licitação foram solicitadas 2000 fardas. Cada guarda irá ganhar uma farda, incluindo calça, gandola, camiseta e coturno com solado de borracha. As mudanças da atual farda para a nova são muitas, começando pela cor. O azul marinho foi escolhido por ser a cor oficial das guardas municipais do país e por ter um caráter importante de diferenciar a guarda de outras instituições que fazem parte da Segurança Pública. “Muitas das ações desenvolvidas pela Guarda Municipal não são reconhecidas pela sociedade porque nosso fardamento é muito parecido com o da Polícia Militar. Por isso, muitas vezes não levamos os créditos”, relata o Comandante da Guarda de Goiânia, Gercy Joaquim Camêlo.
Outra diferença é o material do fardamento. Todo ele será revestido do tecido Rip-Stop, atualmente o mais utilizado no serviço de segurança pública do país. Como diz seu manual, o tecido é mais resistente, já que não “desfia”, devido a sua camada de proteção ser maior. De acordo com o GM Adriano Costa, que utilizou a farda, o material é melhor do que o anterior: “é leve, confortável, não esquenta, parece que não retem o calor. Fiquei exposto ao sol por 15 minutos e não senti nenhum desconforto”, e acrescenta, “a farda que usamos atualmente esquenta muito e frequentemente fico suado”.
A farda nova também possibilita uma maior mobilidade no trabalho diário, pois a gandola será utilizada para fora da calça, à exemplo da PM de Goiás. Outra notícia que vai agradar a muitos são os utensílios que serão oferecidos em conjunto com o fardamento . O GM Cleber Silva, da Divisão de Planejamento, afirmou que entre outros utensílios, o cinto de guarnição, a tonfa e a algema estão em destaque.