terça-feira, 28 de julho de 2009

UMA NOVA ETAPA NO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA GUARDA

No processo de transformação de Departamento da Secretaria de Recursos Humanos para Agência, a Guarda Municipal de Goiânia ampliou várias setores de sua estrutura organizacional. A Divisão de Comunicação foi uma delas. Aumentou seu efetivo de profissionais, contando atualmente com três jornalistas; o ambiente de trabalho também melhorou. A sala exclusiva do Divisão foi inaugurada, assim como alguns equipamentos, adequando as ferramentas de trabalho para que o exercício da atividade jornalistica seja feito com eficácia.
Os projetos são muitos. Resgatar o jornal impresso, manter o site atualizado, promover eventos que busquem a unidade da coorporação, continuar em foco nos veículo de comunicação de massa, enviando release – texto destinado aos meios de comunicação para promover a Guarda, e notas de retorno para explicar algumas situações que surgem em que a Guarda é criticada pela opinião pública.
Contudo, a principal atenção da Assessoria é buscar instrumentos para aperfeiçoar a dinâmica de informação
entre a Guarda e seus agentes. “Temos que fazer com que o profissional que está lá no posto de serviço tenha acesso a todas as notícias que estão acontecendo”, lembra o Comandante do Orgão, Coronel Gercy Camelo. O boletim eletrônico, o jornal mural, o blog estão sendo criados para diminuir essa carência de informação do Guarda.
Outro ponto importante do trabalho diz respeito a veracidade das informações. É notório que muitas informações que circulam nos postos não são coerentes com a realidade, portanto, essas ferramentas vão tentar mostrar a versão oficial dos fatos, minimizando as consequêcias maléficas da famosa "rádio pião". Além dessas ações, o Departamento está conscientizando os Inspetores sobre a importância deles nesse processo. Esses profissionais devem ser também os responsáveis por multiplicar as informações oficiais junto as suas regionais de atuação. Por isso o guarda, além de navegar no site e no Blog, deve procurar o seu Inspetor para se manter informado.
As dificuldades --*Mesmo após a criação da Agência, a Guarda, nesse ano, não teve verba própria. O orgão foi instituído depois da aprovação da Lei Orçamentaria Anual do Município, por isso, não foi destinado um valor específico para a Agência. Todos os custos são pagos por verbas suplementares, incluindo os da Divisão de Comunicação. Com isso, todos os projetos são desenvolvidos com muitas dificuldades. Uma outra dificuldade são as deficiências de interação entre as divisão que hoje existem na Guarda. A falta de um projeto integrado dificultava as ações de comunicação, pois as informações não chegavam ao setor de comunicação, o que inviabilizava todo o trabalho noticioso. Essa realidade está mudando através de uma ampla discussão e da conscientização que essa interação é vital para o desenvolvimento da Guarda e, portanto, da sua própria imagem. Que bom!