sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O PREÇO DA HONESTIDADE

Ser honesto é uma qualidade que deveria permear a consciência de cada ser humano. É cumprir as normas reguladoras da sociedade. É falar a verdade, ainda que não agrade a maioria. É cumprir fielmente os compromissos assumidos, sejam trabalhistas, familiares e com Deus. É ser ético, no trabalho e no convívio social. É substituir a crítica pelo elogio, mesmo que ela venha mascarada de construtiva, como normalmente acontece, agradando apenas o crítico. É caminhar e agir segundo a sua consciência, não permitindo nunca a teoria de alguns que quer levar vantagem em tudo e que defendem que os meios justificam os fins.
Para ser honesto com Deus, com os outros e consigo mesmo, é necessário que se cumpra, entre outras obrigações, as que neste texto relacionamos. Na sociedade contemporânea que vivemos para alguns seres honestos é sinônimo de caretice, arcaico, ultrapassado e outros adjetivos pejorativos normalmente empregados. Rui Barbosa já dizia que haveria de chegar o dia que o homem teria vergonha de ser honesto. É lamentável, mas temos que reconhecer que este tempo já chegou na sociedade dita moderna. O desafio dos homens e mulheres de bem deste País é viver nele sem deixar se contaminar pelo vírus da corrupção, da maldade, da violência e do desamor ao próximo, tão evidente nos dias atuais.
Contrapondo a esta cruel realidade, é preciso dizer que, graças a Deus, nem tudo está perdido. Não sabemos se é a maioria, o certo é que muitos homens e mulheres ainda resistem, mesmo que lhe custem caro, andarem pelo caminho do bem e cultivarem, a qualquer preço, os princípios da honestidade, da tolerância, da ética e do amor ao próximo. Tomara que a cultura do trabalho substitua o jeitinho brasileiro, que a cultura da paz derrote a violência, que o amor ocupe o lugar do ódio para que possamos ter uma sociedade mais humana, mais solidária e justa.
Temos certeza que não somos infalíveis, pelo contrário, somos todos falhos e imperfeitos. Porém no exercício de nossas missões aqui na terra, temos que nos esforçarmos para merecer o título de “imagem e semelhança de Jesus”. Neste particular, modéstia a parte, mesmo reconhecendo as nossas imperfeições, buscamos a cada dia acertar o máximo em tudo que fazemos. É com este sentimento que comandamos a Guarda Municipal de Goiânia e servimos o povo goianiense, através da competente administração do Prefeito Iris Rezende. Mesmo assim, temos sido alvo de pessoas inescrupulosas que se alimentam da mentira, da calúnia e da difamação, como vimos recentemente durante uma entrevista que participávamos no Programa Paulo Beringhs da TV Brasil Central, quando fui objeto de infundadas críticas por integrantes da Corporação que comando. A esses servidores da Guarda nós os convidamos para nos auxiliarem a corrigir os erros que dizem ter na nossa administração. Por outro lado devemos destacar, com gratidão, as manifestações de reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito na Guarda Municipal, por membros desta Instituição, que a afastou da condição pré-extinção para hoje ocupar o primeiro escalão da administração municipal. Para atingir este patamar, contamos com o apoio irrestrito do Prefeito Íris Rezende e dos Guardas e Inspetores, sinceros, leais e honestos, que juntos pegamos a Guarda com trezentos servidores e elevamos para hum mil e novecentos e seis, transformamos de departamento da Secretaria de Administração e Recursos Humanos para Agência da Guarda Municipal de Goiânia, retiramos os guardas de simples condição de vigilantes de prédios públicos para agentes de segurança pública, cuidando inclusive da segurança do Paço Municipal, da Câmara dos Vereadores, das Escolas Municipais, das Unidades de Saúde do Município, dos Parques e Bosques e de tantas outras atividades antes desempenhadas por policiais militares e vigilantes de empresas privadas, incluindo o serviço de monitoramento eletrônico.
Para este ano, pela primeira vez administrando orçamento próprio, temos metas ambiciosas como: fardar e equipar todos os servidores, formar todos os guardas, conquistar o adicional de Risco de Vida, aprovar o Código de Ética, aprovar o Regulamento de Uniforme, aprovar o Plano de Carreira da categoria, conseguir benefícios do PRONASCI – tipo bolsa formação, iniciar a construção da sede própria da Guarda, viabilizar o Projeto Guarda Mirim, criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM e outros.
A efetivação dessas metas será a resposta que daremos aos que procuram por todos os meios denegrir a imagem da Guarda, criticar a administração do município e macular a história deste Presidente – Comandante, construída sobre a rocha, com muito trabalho e honradez.
Mais uma vez convidamos os críticos da administração da Guarda Municipal para fazerem uso da liberdade de expressão falando a verdade e abominando a mentira, apontando erros e cobrando soluções, criticando as falhas e elogiando os acertos. Feito isto, praticaremos a honestidade pelo mesmo preço que a recebemos, como dádiva do nosso Criador.
GERCY JOAQUIM CAMÊLO
Presidente Comandante da AGMG

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIARIO DA MANHÃ DE 22 DE JANEIRO DE 2010

FALE COM A OUVIDORIA DA GUARDA MUNICIPAL

Visando proporcionar maior transparência nas ocorrências que envolvam integrantes da Guarda Municipal, foi criada recentemente a Ouvidoria da Agência da Guarda Municipal de Goiânia – AGMG, órgão independente, que tem por principio catalogar e auditoriar possíveis abusos, omissão ou ação que por ventura virem a cometer membros desta Corporação.

É o povo avaliando a qualidade dos serviços prestados pela Guarda Municipal. O projeto FALE COM A OUVIDORIA, tem como objetivo receber denúncias, críticas e elogios quanto ao desempenho das atividades dos integrantes da guarda municipal. Destacamos que a Corporação é responsável pela segurança dos Parques e Escolas Municipais, CAIS, CIAMS, Postos de Saúde, Paço Municipal, Câmara Municipal e no auxilio da Fiscalização Urbana e Vigilância Sanitária.

FALE COM A OUVIDORIA é um momento de cidadania e um canal muito importante de comunicação que está sendo criado entre a população e os serviços prestados pela guarda municipal. Com esse serviço o cidadão terá a possibilidade de falar e ser ouvido pela administração da GM.

As denúncias, críticas, sugestões e elogios podem ser feitas pessoalmente na sede da AGMG - Rua Nazareno Roriz n º 1.112, na Vila Aurora, por email, no endereço eletrônico (www.goiania.go.gov.br link guarda municipal/ouvidoria ou ouvidoria@agmg.goiania.go.gov.br). As ocorrências serão encaminhadas ao comando da AGMG para providências cabíveis.

O serviço FALE COM A OUVIDORIA dará uma maior visibilidade em sua atuação e devido ao acréscimo de demanda na interação com a comunidade goianiense, estará a partir do dia 22 de fevereiro de 2010 atendendo 24 horas por dia, de 2ª a Domingo, através do telefone 080064331153.


Inspetor Gilmar Romão da Silva
Ouvidor Geral da AGMG