terça-feira, 16 de julho de 2013

DELEGADOS DA PRÉ-CONFERÊNCIA DA GCM



A Guarda Civil Metropolitana realizou a sua Pré-Conferência de Igualdade Racial, hoje (16), pela manhã, no auditório da Comurg, com o objetivo é reunir membros de cada secretaria para um diálogo amplo, reflexões e debates sobre os problemas e as desigualdades étnico-raciais existentes em nosso município.
Durante a reunião foram formados quatro grupos para a discussão sobre a temática racial, onde a ação de atuação da GCM foi explicada sobre as suas abordagens aos negros e minorias.
Ao final da reunião ficou determinado que o nome dos seis delegados eleitos na pré-conferência da GCM que irão participar da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial são eles: Maristela Silva Camargo, Rafael Ferraz Araujo, Carliston M. Leite Moraes, Elvis Neris Pereira, Antonio José de Souza Lima e Frannklyn G. Marinho.

GCM NO 'O HOJE' - 16.07.13


AÇÃO DGA


Por volta das 17h, do dia 15, a equipe da D.G.A. (Silvino, W. Dias, Weberson) orientaram jovens no Parque Jerivá (setor Marechal Rondon) sobre o perigo de soltar pipa com cerol.
Durante as orientações, um menor que estava no parque andando de motoneta, identificado como R.L.S., 16 anos, foi abordado e liberado.
Logo em seguida retornou com a mãe, senhora Sônia Regina da Silva, que acusava a equipe de ter pegado a carteira do menor. Posteriormente a irmã do menor, Kamila Aparecida da Silva Lúcio, 23 anos, localizou a carteira do menor dentro do guarda roupa.
Devido ao constrangimento e a falsa acusação, a equipe conduziu o menor acompanhado da irmã até à DEPAI para as medidas cabíveis. 

GCM NO 'O POPULAR' - 16.07.13


GCM INTENSIFICA CAMPANHA


Desde o mês de junho, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e das Secretarias da Defesa Social (Semdef) e da Educação (SME), está percorrendo todas as regiões da capital levando aos bairros a campanha contra o uso do cerol, intitulada: “Pipas sem cerol, brincadeira consciente”. Objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre o perigo do cerol e orientar a brincadeira de forma saudável.
Nas abordagens Guardas Civis Metropolitanos entregam folder contendo dicas e informações sobre a Lei Municipal n° 8.832, de 16 de julho de 2009, que trata da comercialização e uso do cerol em Goiânia.
Segundo levantamento da Central de Comunicação Operacional (CCO) da GCM, as regiões com maior índice de ocorrência desde o início da campanha (11 de junho) são: Noroeste – 45; Leste – 43; Leste – 38; Sudoeste – 33; Mendanha – 32; Sul – 30; Centro – 21; Norte – 14; Meia Ponte – 8 e fora de Goiânia – 5.
Dados
Em 2010, o cerol fez 47 vítimas, com quatro mortes. Em 2011, houve uma morte. Já em 2012, três casos de acidente classificados como grave/gravíssimo, sem nenhuma vítima fatal. No mesmo ano foram registradas 1127 denúncias pelo telefone 156 da Prefeitura de Goiânia e 17 menores foram encaminhados aos pais.
Desde o início da campanha 2013, já houve cerca de 300 denúncias, através do telefone 156, e todas as solicitações foram atendidas pela GCM.
Ocorrência
O cerol fez uma primeira vítima fatal em Goiânia em 2013. A jovem Gleice Évelin Galvão, de 20 anos, morreu no domingo, 14, após ser atingida por uma linha com cerol no Setor Parque Paraíso, na região oeste da capital. O corpo de Gleice Évelin foi sepultado às 14h de segunda-feira, 15, em um cemitério em Trindade, na Região Metropolitana da capital. 

GCM FAZ PRÉ-CONFERÊNCIA



A Guarda Civil Metropolitana faz a sua Pré-Conferência de Igualdade Racial, no auditório da Comurg (foto), seguindo o organograma da Secretaria Municipal de Políticas para a Igualdade Racial (SEPPIR), cada  secretaria deverá executar as suas pré-conferência, escolhendo seus delegados, para que no final sejam apresentados  na 3ª Conferência Municipal de Igualdade Racial - por uma Goiânia sustentável e sem racismo, que acontecerá nos dias 9 e 10 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia.
Na solenidade participaram o comandante da GCM, Elton Magalhães, a secretária, Ana Rita Castro (Seppir) e representando a Defesa Social, Carlos Júnior, além de Inspetores, Subinspetores e GCMs.

AGENDA DO COMANDO


O presidente, Elton Magalhães, participa da abertura da Pré-Conferência: Promoção da Igualdade Racial da GCM, no auditório da COMURG, logo após grava com a TV TBC. À tarde tem reunião com o chefe de gabinete da SSPJ, Rogério Santana e ao final do dia se reune com a secretária de Defesa Social, Adriana Accorsi.