quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GUARDA MUNICIPAL REALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL


A Agência da Guarda Municipal de Goiânia – AGMG realizará no dia 04 de dezembro, às 8 horas, na Câmara Municipal de Goiânia a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil com o tema “Coloque sua cidade no mapa da proteção”.

Segundo o Presidente Comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia - AGMG e coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil, Coronel Gercy Joaquim Camêlo, a conferência terá como objetivo realizar a análise das ações de Defesa Civil no nível municipal e demais organismos do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, previstos no Decreto Presidencial nº 5376 de 17 de fevereiro de 2005.

Também de acordo com o coronel Camelo, “o evento vai definir diretrizes para a reorganização do SINDEC a nível municipal, estadual e nacional, e das ações de Defesa Civil com ênfase nos princípios da prevenção e assistência humanitária, como política pública para a garantia de desenvolvimento social; definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social no planejamento, gestão e operacionalização do sistema” explica.

Coronel Camêlo acrescenta que a sociedade civil é muito importante para a reformulação da assistência de Defesa Civil, “esse é um momento histórico, e a participação da comunidade nos encontros municipais é essencial para um novo papel nas relações preventivas de Defesa Civil”, ressalta.

Participará do evento a secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, além da sociedade civil, representantes da Defesa Civil do Estado, do Corpo de Bombeiros Militar, dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), de órgãos municipais, Conselhos de Segurança, Ministério Público e associações de moradores.

Na programação do encontro serão discutidos os seguintes eixos temáticos: Defesa Civil – assistência humanitária e social pela vida; Defesa Civil e a comunidade, cultura do bem estar coletivo; Núcleos de defesa civil NUDEC, voluntariado como ferramenta de prevenção e minimização de desastres.

Vale ressaltar que a Conferência Municipal de Defesa Civil é a primeira etapa da Conferência Nacional que será realizada em março de 2010, em Brasília, com o tema: "Defesa Civil: Prevenção e Assistência Humanitária – Por uma ação integral e contínua”.

Os interessados em participar deste evento devem se inscrever pelo email: conferenciadedefesacivil.gyn@gmail.com ou pelos fones 153 ou 35242461.

O QUE É DEFESA CIVIL - A defesa Civil pode ser definida como atuação da sociedade organizada na proteção de si própria. É a organização de atitudes que visa determinar procedimentos, a fim de prevenir ou evitar e, em caso de impossibilidade, minimizar os efeitos advindos de eventos incontroláveis que causam riscos à coletividade, sendo tais riscos naturais ou ocasionados pelo homem. Hoje, entende que é função de todo integrante da Defesa Civil, voluntário ou não, o socorro e assistência às populações atingidas. Cabe a Defesa Civil tentar reduzir ao máximo os riscos de perdas e encontrar maneiras de coordenar o restabelecimento do bem estar da coletividade.

Serviço
Assunto: Primeira Conferência Municipal de Defesa Civil
Data: 04 de dezembro (sexta-feira)
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia
Contato: Assessoria de Comunicação da AGMG -35248619 ou GM Valdson (comissão organizadora – 91107350)