quinta-feira, 17 de setembro de 2009

GUARDA MUNICIPAL DISCUTE DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO

 No último dia 10 foi realizada na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás – ASMEGO, uma reunião entre a direção de Defesa Civil do Estado e do Município. O objetivo do encontro foi formar uma comissão para discutir  como será a parceria do Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Municipal  no que diz respeito à Defesa Civil da capital.
Participaram das discussões o presidente-comandante da GM Coronel Gercy Joaquim Camêlo e o Inspetor da GM Elizeu Lustosa, que é membro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC. Pelo Estado estiveram presentes o comandante da Defesa Civil estadual o Coronel CBM Paulo Rocha Arantes. Diretores dos três núcleos de divisões regionais de defesa civil de Goiânia e representantes de Aparecida de Goiânia e Trindade também compareceram.
No encontro foi apresentado um vídeo expondo o trabalho do Corpo de Bombeiros na Defesa Civil no Município, onde as características e deficiências de cada região foram enfatizadas para que já se inicie a transição imediatamente.
“Esse fato mostra a seriedade no trabalho da Guarda Municipal de Goiânia que vem ganhando força e ocupando seu espaço de forma natural juntos aos órgãos de segurança pública do Estado” afirma o Insp. Lustosa.
O Coronel Gercy Joaquim Camêlo será também o comandante da COMDEC, e responsável também pela elaboração do plano de atuação e de transição da responsabilidade entre os órgãos, contando com o apoio total do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás: “Estou ansioso para que a Guarda Municipal assuma seu papel de liderança dentro do seu Município, afim de garantir a segurança dos nossos cidadãos em eventuais situações emergenciais”, disse.

Entenda as funções
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC – é o órgão responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil, no âmbito do município. É importante que a Defesa Civil seja composta por órgãos dos Governos Municipais, Estaduais e Federais, fato que permite uma maior amplitude multidisciplinar nas ações de planejamento e execução de tarefas de prevenção de fatores de risco.