segunda-feira, 26 de julho de 2010

GPC EM AÇÃO - Plantão Diurno



Matéria publicada no jornal Diário da Manhã caderno Cidades no dia 24 de julho de 2010 página 5

Drogas e violência


O uso e o tráfico de drogas são as mais importantes causas da explosão da violência e da dissolução de milhares de famílias. Prevenir e combater esse mal pela raiz é uma das prioridades que a prefeitura de Goiânia, através da Guarda Municipal e de outros órgãos, vai empenhar-se o máximo, tão logo seja implantado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM.
Em minha opinião, as ações de prevenção e combate a esse terrível problema social deve dar-se em duas linhas de ações: a primeira, mais ampla, se constitui de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, proteção social, abastecimento alimentar, segurança política, moradia popular, infraestrutura urbana, capacitação e geração de empregos - nas quais a prefeitura deve empregar a maior parte de seus recursos orçamentários, a fim de garantir mais qualidade de vida, nos setores da cidade com menores indicadores de desenvolvimento humano.
A outra linha de ação que julgo indispensável é mais específica e está diretamente associada à conscientização de crianças, jovens e famílias sobre os efeitos das drogas, bem como, as consequências da violência nas suas mais variadas faces.
Nesse sentido, a Guarda Municipal está trabalhando projetos e preparando servidores para cumprirem o papel de caráter estratégico, mobilizando a sociedade, através de palestras, cursos de agentes multiplicadores e na formação de uma rede de solidariedade, de âmbito metropolitano, além da cooperação de entidades e organismos da sociedade e do poder público.
A Agência da Guarda Municipal ainda não dispõe dos meios necessários para implementação dessas ações, tais como as políticas públicas exigem. Porém, com o apoio de outros órgãos da administração do município, de entidades representativas da sociedade, haveremos de fazer algo que reverta o quadro lamentável da escalada do uso e tráfico de drogas, assim como da violência e de suas consequências.
O sucesso de qualquer iniciativa que pretenda prevenir e combater as causas que alimentam a criminalidade no Brasil passa pela participação da sociedade, pela vontade política dos governantes e pela conscientização do povo brasileiro, da criança ao idoso. O quadro já está criado. A solução virá com ações firmes e permanentes na prevenção e no combate, simultaneamente.

GERCY JOAQUIM CAMÊLO - CEL QOPM
PRESIDENTE COMANDANTE DA AGMGO

Artigo Diário da Manhã publicado no caderno Opinião do dia 24 de Julho de 2010 página 5.