Servidores da Guarda Municipal de Goiânia participaram do Seminário “Reformulação da Lei Orgânica do Município de Goiânia” realizado, ontem, 23, no Hotel Kananxuê.
O evento foi organizado pela Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás – FESSPUMG e Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia - SINDIGOIÂNIA. Participaram do seminário todas as associações de servidores e setoriais do Sindigoiania, o Secretário Municipal de Planejamento, Luis Alberto de Oliveira, que no ato representou o Prefeito Iris Rezende; o presidente da FESSPUMG, Mauro Zica e o presidente do SINDIGOÎANIA, Carlos Antonio de Alencar “Carlão” e os vereadores Anselmo Pereira e Santana Gomes, Presidente e Vice-Presidente da Comissão Especial Temporária encarregada de reformular a Lei Orgânica,
Os Guardas Municipais e sindicalistas: Valdson Batista, Daniel Vieira, Wagner Beltrão e o vice-presidente da Associação dos servidores da GM, José de Oliveira Pires, apresentaram a comissão organizadora do seminário a proposta de aposentadoria integral aos servidores da corporação que contarem com 30 anos de serviço, sendo no mínimo de 20 anos na área de segurança pública. A proposta foi entregue ao Presidente da Comissão, vereador Anselmo Pereira e ao vice-presidente Santana Gomes. (foto)
Os guardas também apresentaram a proposta de inserção a Lei Orgânica que todas as obras municipais em fase de projeto haja a consulta da Guarda Municipal para inclusão de itens de segurança pública e patrimonial. O GM Daniel Vieira, explicou que os agentes de segurança pública não são consultados quando fazem obras como: parques, escolas, Cais e outros equipamentos, descuidando de um item fundamental e importante que é a segurança.”Temos que ser consultados para sabermos que tipo de segurança será realizado nas instalações, se é necessário a instalação de equipamentos de segurança digital complementando a presença do guarda. Queremos participar e cumprir nossa missão constitucional que é a proteção do patrimônio público e na segurança e defesa aos cidadãos que trabalham e usufruem dos equipamentos públicos municipais”,afirmou o GM.
Já o Vereador Anselmo Pereira parabenizou as duas propostas apresentadas pela Guarda Municipal e falou que “essas sugestões são muito bem avaliadas pela comissão porque essas medidas já fazem parte de outras leis orgânicas de capitais do país e reafirma o compromisso de colocar a capital goianiense no contexto da discussão da segurança pública que é um dever de todos”, explica o presidente.