quarta-feira, 30 de setembro de 2009
AGMGO FAZ MONITORAMENTO ELETRÔNICO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
terça-feira, 29 de setembro de 2009
EM ENTREVISTA, INSPETOR LUSTOSA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA AGMGO ATUAR NA DEFESA CIVIL DE GOIÂNIA
Tivemos uma reunião no último dia 10 para discutir essa parceria e ela já acontece imediatamente. No primeiro momento ficou acordado que um tenente do Corpo de Bombeiro irá nos ajudar nesse processo. É um grande desafio para a GM de Goiânia trabalhar efetivamente na Defesa Civil e estamos encarando esse novo compromisso com muita seriedade.
A Defesa Civil obedece a um sistema universal. Ela trabalha em duas frentes. Primeiro é o trabalho no tempo de normalidade, que acontece antes que qualquer incidente. Nessa realidade a nossa atuação se concentra na prevenção de acidentes e no planejamento. Por exemplo, identificamos os pontos vulneráveis da cidade, em que a probabilidade de acontecer catástrofes é maior. Diante disso elaboramos um Plano de Socorro, que orienta como será feito o socorro as pessoas atingidas; aonde elas vão se abrigar, como serão recolhidos alimentos, roupas, remédios e outros utensílios. Na Defesa Civil não se admite improvisos, por isso é tão importante esse planejamento. Nessa situação também é feito um trabalho de conscientização comunitária, mostrando a importância de se obedecer aos critérios da Defesa Civil em uma situação de risco, e de pesquisa de campo, para compreender as realidades de uma população que vive em uma zona de perigo.
Estamos trabalhando muito para isso. O Comandante Camêlo já nos informou que irá fazer o que for necessário para que a Guarda faça um serviço de alto nível. No quartel da Guarda Municipal está sendo construída uma sala que iremos utilizar como base operacional para o nosso trabalho. Contudo, temos outro local disponível e estamos em negociação para consegui-lo. Se tivermos sucesso nessa negociação, vamos tem uma estrutura ampla, mais adequada e que vai abrigar todos os nossos equipamentos e a equipe que ira nos auxiliar.
Eu tenho a palavra do nosso Comandante Presidente que afirmou recentemente que irá disponibilizar toda a mão de obra que for necessária. Primeiro é preciso entender que para entrar na equipe é necessário ter formação adequada para exercer essa atividade. Nós temos apenas 31 GM’s capacitados, ou seja, que fizeram o curso de aperfeiçoamento nessa área. Não sei se de início vamos contar com essa quantidade de agentes, mas a tendência é que ao longo do tempo iremos precisar de um maior número. Esse processo de inserir pessoas na equipe vai ser gradativo, à medida que o nosso trabalho for feito.
A guarda é a amiga da comunidade, está sempre próximo a ela, sente o que a comunidade vive, e por isso não me resta dúvida que ganha em satisfazer as necessidade das pessoas, de salvar vidas, de ajudar a família que perdeu seus bens, enfim de contribuir no resgate da cidadania.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
GMs DE GOIÂNIA CAPTURAM INDIVÍDUO ACUSADO DE PEDOFILIA
O GM Fernando Silva, um dos responsáveis pela operação, salientou que a Guarda já estava a duas semanas fazendo o monitoramento na região através de viaturas. “Funcionários do colégio já tinham feito reclamações do caso, e a guarda que trabalha no local, a GMF Leila Lima, nos informou de toda a situação. Nas nossas rondas diárias, sempre procurávamos pelo indivíduo, e conseguimos encontrá-lo porque o pai de um aluno da escola o reconheceu”, lembra Fernando.
O acusado foi direto para a viatura que estavam os GMs, onde também foi reconhecido por funcionários e alunos do colégio. Após o reconhecimento, ele foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente – DPCA, que iniciou procedimento para investigar o fato.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
AGMGO FAZ SEGURANÇA NO MUTIRÃO DA PREFEITURA NO PARQUE ATHENEU
Os GMs que prestarão serviço no local terão a responsabilidade de fazer a segurança das autoridades, funcionários e os cidadãos que irão passar pelo Mutirão. Outra atribuição é fazer a segurança dos materiais utilizados no evento. O Grupo de Proteção ao Cidadão-GPC irá fazer rondas nas imediações durante o evento para garantir a tranquilidade do local.
De acordo com o inspetor Hélio Santana, responsável pela operação “A Guarda Municipal vai trabalhar para garantir o bem estar e a proteção de todos os freqüentadores do mutirão e, ficará de prontidão para 24 horas por dia para defender o patrimônio municipal”, afirma Santana.
No domingo pela manhã, a Banda de Música da AGMGO apresentará uma tocata e executará o Hino Nacional durante o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
NOVO CATÁLOGO DO ISM JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
terça-feira, 22 de setembro de 2009
CURSO DE DEFESA CIVIL
A formação, nomeada como Curso Operacional de Defesa Civil-CODC – Dengue, tem previsão de atender 10 mil pessoas em todo o Brasil e possui uma carga horária de 45 H/A. Após a conclusão do curso o aluno receberá seu certificado. Com esse documento, o GM pode acumular seu banco de horas para requerer o Adicional de Incentivo a Profissionalização, que garante um aumento do seu salário.
Essa capacitação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC).
O objetivo do curso, que terá início no final de outubro, é capacitar profissionais com foco em Defesa Civil, expandindo o conceito de construção de comunidades mais seguras.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
PRÊMIO FUNCIONÁRIO PADRÃO 2009
Só será aceita a inscrição de servidores de cargo efetivo, estável e em pleno exercício de suas funções. O funcionário que esteja indiciado, respondendo processo administrativo disciplinar, sofrido penalidades recentes ou participando de Comissão Eleitoral não poderão inscrever-se.
O concurso é promovido e coordenado anualmente pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – SMARH, que observará os seguintes critérios na avaliação, para fins de classificação no concurso: contribuição para produtividade, desempenho em exercício de sua cidadania, solução para elevar o desempenho institucional, desenvolvimento contínuo para busca de resultados, dedicação, comportamento ético, capacidade profissional e cumprimento de normas.
O resultado será divulgado em solenidade de premiação no dia 28 de outubro.
Depois de uma análise criteriosa, será apresentada a classificação do concurso e, os três primeiros colocados do concurso receberão, a partir do mês de novembro, uma gratificação percentual referente ao salário de: 20% para o primeiro colocado, 15% para o segundo colocado e 10% para o terceiro colocado. Lembramos que a gratificação tem caráter previdenciário, portanto é incorporada ao salário.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
A AGMGO PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO PARA SEUS SERVIDORES
A terceira turma do curso de formação para servidores da AGMGO tem início previsto para o dia 5 do próximo mês. O curso contempla os guarda municipais que não fizeram as duas últimas formações, que acorreram em 2007 e 2008. De acordo com o Centro de Formação da AGMGO, esse curso terá duração de 50 dias letivos e o encerramento está previsão para 15 de dezembro. Já a quarta turma tem início previsto para 4 de janeiro de 2010 e se estenderá até 15 de março.
O Centro de Formação, em nota informativa, esclarece que “o curso será gerido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e ministrado pela Polícia Militar do Estado de Goiás na Academia da instituição”.
Os reprovados das turmas anteriores estão automaticamente inseridos na segunda turma.
Será utilizado o seguinte uniforme: camiseta branca com identificação do nome do GM e calça jeans de cor azul”. As aulas serão ministradas de segunda a sexta no período entre as 7:30 e 17:30, com intervalo de 2 horas para almoço.
A grade curricular e a quantidade de horas será a mesma desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e serão abordadas as seguintes matérias:
Módulo I (Básico) – Procedimentos Operacionais Padrão da Guarda Municipal (30 horas), Segurança de Instalações Físicas e Patrimônio (20h), Português Instrumental e Comunicação (20h), Direitos Humanos e Cidadania (20h), Defesa pessoal (20h), Educação Física (10h) e Noções de Controle de Distúrbios (20h).
Módulo II (Jurídico) – Direito Administrativo (20h), Direitos Constitucional (20h), Direito Penal e Processual Penal (20h), Crimes Contra o Funcionário Público (20h) e Direito Ambiental (20h)
Módulo III (Profissional) – Ética Profissional (20h), Atuação no Trânsito (20h), Atividades de Apoio ao Corpo de Bombeiros Militar (20h) e Segurança Comunitária (30h).
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
GUARDA MUNICIPAL DISCUTE DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO
Participaram das discussões o presidente-comandante da GM Coronel Gercy Joaquim Camêlo e o Inspetor da GM Elizeu Lustosa, que é membro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC. Pelo Estado estiveram presentes o comandante da Defesa Civil estadual o Coronel CBM Paulo Rocha Arantes. Diretores dos três núcleos de divisões regionais de defesa civil de Goiânia e representantes de Aparecida de Goiânia e Trindade também compareceram.
No encontro foi apresentado um vídeo expondo o trabalho do Corpo de Bombeiros na Defesa Civil no Município, onde as características e deficiências de cada região foram enfatizadas para que já se inicie a transição imediatamente.
O Coronel Gercy Joaquim Camêlo será também o comandante da COMDEC, e responsável também pela elaboração do plano de atuação e de transição da responsabilidade entre os órgãos, contando com o apoio total do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás: “Estou ansioso para que a Guarda Municipal assuma seu papel de liderança dentro do seu Município, afim de garantir a segurança dos nossos cidadãos em eventuais situações emergenciais”, disse.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC – é o órgão responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil, no âmbito do município. É importante que a Defesa Civil seja composta por órgãos dos Governos Municipais, Estaduais e Federais, fato que permite uma maior amplitude multidisciplinar nas ações de planejamento e execução de tarefas de prevenção de fatores de risco.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
A ENTREGA DO FARDAMENTO ESTÁ PRÓXIMA
A chefe da Divisão de Planejamento da AGMGO, Isabel Taveira, comenta que o processo está sendo conduzido de forma ágil. “Estamos trabalhando muito nesses últimos dias com o objetivo de agilizar o prazo para entrega do fardamento, oferecendo aos GMs um material de qualidade”, diz otimista.