quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AGMGO FAZ MONITORAMENTO ELETRÔNICO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

 Destaque da AGMGO nos últimos meses, a Central de Comunicação Operacional e Monitoramento é responsável pela comunicação das atividades ligadas ao setor operacional da Agência. Em funcionamento desde junho, o CCO também trabalha no monitoramento eletrônico em mais de 250 postos da Secretaria da Educação. Escolas, CMEIS e centros administrativos são alguns dos locais monitorados. 
O objetivo da segurança monitorada por alarme é a diminuição de roubos em áreas públicas municipais. “Já evitamos cinco furtos, incluindo até prisões de marginais, e atendemos mais de 1800 disparos de alarme”, diz o chefe do CCO, GM Valdsom Batista, responsável pelo setor. O funcionamento do sistema é simples: quando é detectado a presença de alguém após o expediente, a central é avisado através do alarme. Com isso, ela aciona as equipes de rua, que fazem a vistoria no local indicado.
Atualmente o CCO trabalha com rádio comunicadores de mão - 60 equipamentos, rádio nas viaturas, telefone, câmara de vídeo e outros equipamentos úteis a área segurança e através de parceria com a iniciativa privada busca doação de equipamentos e veículos. Na equipe, que conta com 27 GMs, tem profissionais com formação em diversas áreas, entre elas informática, eletrônica e telecomunicações.
Valdson Batista afirma ainda que a partir do dia primeiro de janeiro do próximo ano, a AGMGO assumirá o monitoramento da Secretaria da Saúde, com cerca de 118 postos. A previsão é a utilização de monitoramento por câmera em CAIS e CIAMS”. O GM também diz que está sendo feito um estudo para monitoramento do Zoológico da cidade e dos parques municipais via CFTV - circuito fechado de câmeras, visando maior segurança da população.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

EM ENTREVISTA, INSPETOR LUSTOSA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA AGMGO ATUAR NA DEFESA CIVIL DE GOIÂNIA

Em parceria com o Corpo do Bombeiro, a AGMGO agora também vai atuar no trabalho de Defesa Civil do município. É mais uma conquista, e um novo desafio para a Instituição. Para falar sobre o trabalho que será desempenhado e a função da Defesa Civil para a sociedade, convidamos o Inspetor Lustosa. Ele será o responsável por essa nova área de atuação da Guarda de Goiânia. Siga abaixo os principais trechos da entrevista.

Como será feito essa parceria entre a CBM e a AGMGO no que tange a Defesa Civil?
Tivemos uma reunião no último dia 10 para discutir essa parceria e ela já acontece imediatamente. No primeiro momento ficou acordado que um tenente do Corpo de Bombeiro irá nos ajudar nesse processo. É um grande desafio para a GM de Goiânia trabalhar efetivamente na Defesa Civil e estamos encarando esse novo compromisso com muita seriedade.
Como será o trabalho da Defesa Civil implantando pela Guarda Municipal?
A Defesa Civil obedece a um sistema universal. Ela trabalha em duas frentes. Primeiro é o trabalho no tempo de normalidade, que acontece antes que qualquer incidente. Nessa realidade a nossa atuação se concentra na prevenção de acidentes e no planejamento. Por exemplo, identificamos os pontos vulneráveis da cidade, em que a probabilidade de acontecer catástrofes é maior. Diante disso elaboramos um Plano de Socorro, que orienta como será feito o socorro as pessoas atingidas; aonde elas vão se abrigar, como serão recolhidos alimentos, roupas, remédios e outros utensílios. Na Defesa Civil não se admite improvisos, por isso é tão importante esse planejamento. Nessa situação também é feito um trabalho de conscientização comunitária, mostrando a importância de se obedecer aos critérios da Defesa Civil em uma situação de risco, e de pesquisa de campo, para compreender as realidades de uma população que vive em uma zona de perigo.
O nosso segundo trabalho é o chamado “pronta resposta”. É quando o problema está acontecendo. É prestado o socorro imediato as vítimas, sempre na busca de preservar a vida humana. Nesse momento são acionados todos os órgãos que fazem parte da rede de apoio a Defesa Civil no socorro as vitimados. Entidades ligadas à saúde, a assistência social, a segurança, a transporte vão auxiliar no trabalho da Guarda Municipal.
Pelo que está dizendo é possível perceber que o trabalho da Defesa Civil é amplo. A Guarda atualmente tem condições de atender a essa demanda?
Estamos trabalhando muito para isso. O Comandante Camêlo já nos informou que irá fazer o que for necessário para que a Guarda faça um serviço de alto nível. No quartel da Guarda Municipal está sendo construída uma sala que iremos utilizar como base operacional para o nosso trabalho. Contudo, temos outro local disponível e estamos em negociação para consegui-lo. Se tivermos sucesso nessa negociação, vamos tem uma estrutura ampla, mais adequada e que vai abrigar todos os nossos equipamentos e a equipe que ira nos auxiliar.
Quantos GM`s serão necessário?
Eu tenho a palavra do nosso Comandante Presidente que afirmou recentemente que irá disponibilizar toda a mão de obra que for necessária. Primeiro é preciso entender que para entrar na equipe é necessário ter formação adequada para exercer essa atividade. Nós temos apenas 31 GM’s capacitados, ou seja, que fizeram o curso de aperfeiçoamento nessa área. Não sei se de início vamos contar com essa quantidade de agentes, mas a tendência é que ao longo do tempo iremos precisar de um maior número. Esse processo de inserir pessoas na equipe vai ser gradativo, à medida que o nosso trabalho for feito.
O que a AGMGO ganha com mais essa nova área de atuação?
A guarda é a amiga da comunidade, está sempre próximo a ela, sente o que a comunidade vive, e por isso não me resta dúvida que ganha em satisfazer as necessidade das pessoas, de salvar vidas, de ajudar a família que perdeu seus bens, enfim de contribuir no resgate da cidadania.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

GMs DE GOIÂNIA CAPTURAM INDIVÍDUO ACUSADO DE PEDOFILIA

Na última sexta-feira, 25, agentes da Guarda Municipal de Goiânia capturaram um indivíduo acusado de assedio moral e aliciação de menores. O fato aconteceu na Escola Municipal Vereador Carlos Eurico, no Bairro Santa Rita, depois de denúncias feitas por pais de alunos. O suspeito agia nas imediações do colégio, oferecendo presente às crianças e chamando-as para ir ate a sua casa. “Em uma situação, ele até mostrou o órgão genital para os alunos”, diz inconformada uma das mães, que não quis se identificar.
O GM Fernando Silva, um dos responsáveis pela operação, salientou que a Guarda já estava a duas semanas fazendo o monitoramento na região através de viaturas. “Funcionários do colégio já tinham feito reclamações do caso, e a guarda que trabalha no local, a GMF Leila Lima, nos informou de toda a situação. Nas nossas rondas diárias, sempre procurávamos pelo indivíduo, e conseguimos encontrá-lo porque o pai de um aluno da escola o reconheceu”, lembra Fernando.
O acusado foi direto para a viatura que estavam os GMs, onde também foi reconhecido por funcionários e alunos do colégio. Após o reconhecimento, ele foi levado para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente – DPCA, que iniciou procedimento para investigar o fato.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

AGMGO FAZ SEGURANÇA NO MUTIRÃO DA PREFEITURA NO PARQUE ATHENEU

A Agência da Guarda Municipal de Goiânia (AGMGO) participará do próximo Mutirão da Prefeitura que será realizado no Parque Atheneu. Com um efetivo de 138 GMs, distribuídos em turnos de 12 horas, os servidores começarão a trabalhar na sexta-feira (25) e encerrarão os serviços na segunda-feira (28), contando também com viaturas (automóveis e motocicletas) e rádio comunicadores.
Os GMs que prestarão serviço no local terão a responsabilidade de fazer a segurança das autoridades, funcionários e os cidadãos que irão passar pelo Mutirão. Outra atribuição é fazer a segurança dos materiais utilizados no evento. O Grupo de Proteção ao Cidadão-GPC irá fazer rondas nas imediações durante o evento para garantir a tranquilidade do local.
De acordo com o inspetor Hélio Santana, responsável pela operação “A Guarda Municipal vai trabalhar para garantir o bem estar e a proteção de todos os freqüentadores do mutirão e, ficará de prontidão para 24 horas por dia para defender o patrimônio municipal”, afirma Santana.
No domingo pela manhã, a Banda de Música da AGMGO apresentará uma tocata e executará o Hino Nacional durante o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NOVO CATÁLOGO DO ISM JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Os servidores que desejam obter o catálogo com a lista de todos os órgãos e profissionais que atendem pelo plano de saúde da Prefeitura de Goiânia, ISM, devem se dirigir a sede do instituto Municipal de Assistência à Saúde e fazer a solicitação. Ela deve ser feita junto ao setor de expedição de guias. Por tanto, ao contrário dos últimos anos, o catálogo não será encaminhado aos órgãos de origem dos servidores. O Instituto está localizado na rua 7, nº 175, centro. Outras informações: 35242314.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CURSO DE DEFESA CIVIL

Para os GMs que desejam se capacitar no trabalho de Defesa Civíl, surgiu a oportunidade de um curso gratuito e a distância promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. As inscrições começaram no último dia 11 e se estendem até dia 16 do próximo mês. Elas estão sendo realizadas pelo site www.ceped.ufsc.br. Para acessar a ficha de inscrição clique no ícone do CODC-Dengue, que está disponível na página principal do site.
A formação, nomeada como Curso Operacional de Defesa Civil-CODC – Dengue, tem previsão de atender 10 mil pessoas em todo o Brasil e possui uma carga horária de 45 H/A. Após a conclusão do curso o aluno receberá seu certificado. Com esse documento, o GM pode acumular seu banco de horas para requerer o Adicional de Incentivo a Profissionalização, que garante um aumento do seu salário.
Essa capacitação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC).
O objetivo do curso, que terá início no final de outubro, é capacitar profissionais com foco em Defesa Civil, expandindo o conceito de construção de comunidades mais seguras.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PRÊMIO FUNCIONÁRIO PADRÃO 2009

Os servidores da AGMGO que desejarem concorrer ao Prêmio Funcionário Padrão deste ano poderão fazer suas inscrições até o dia 02 do próximo mês. Para tanto, procure a divisão de sua lotação (Divisão Operacional ou Ambiental) na Guarda Municipal para preencher o formulário próprio de requerimento para inscrição.
Só será aceita a inscrição de servidores de cargo efetivo, estável e em pleno exercício de suas funções. O funcionário que esteja indiciado, respondendo processo administrativo disciplinar, sofrido penalidades recentes ou participando de Comissão Eleitoral não poderão inscrever-se.
O concurso é promovido e coordenado anualmente pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – SMARH, que observará os seguintes critérios na avaliação, para fins de classificação no concurso: contribuição para produtividade, desempenho em exercício de sua cidadania, solução para elevar o desempenho institucional, desenvolvimento contínuo para busca de resultados, dedicação, comportamento ético, capacidade profissional e cumprimento de normas.
O resultado será divulgado em solenidade de premiação no dia 28 de outubro.
Depois de uma análise criteriosa, será apresentada a classificação do concurso e, os três primeiros colocados do concurso receberão, a partir do mês de novembro, uma gratificação percentual referente ao salário de: 20% para o primeiro colocado, 15% para o segundo colocado e 10% para o terceiro colocado. Lembramos que a gratificação tem caráter previdenciário, portanto é incorporada ao salário.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A AGMGO PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO PARA SEUS SERVIDORES

A terceira turma do curso de formação para servidores da AGMGO tem início previsto para o dia 5 do próximo mês. O curso contempla os guarda municipais que não fizeram as duas últimas formações, que acorreram em 2007 e 2008. De acordo com o Centro de Formação da AGMGO, esse curso terá duração de 50 dias letivos e o encerramento está previsão para 15 de dezembro. Já a quarta turma tem início previsto para 4 de janeiro de 2010 e se estenderá até 15 de março.

O Centro de Formação, em nota informativa, esclarece que “o curso será gerido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e ministrado pela Polícia Militar do Estado de Goiás na Academia da instituição”.
Os reprovados das turmas anteriores estão automaticamente inseridos na segunda turma.
Será utilizado o seguinte uniforme: camiseta branca com identificação do nome do GM e calça jeans de cor azul”. As aulas serão ministradas de segunda a sexta no período entre as 7:30 e 17:30, com intervalo de 2 horas para almoço.
A grade curricular e a quantidade de horas será a mesma desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e serão abordadas as seguintes matérias:

Módulo I (Básico) – Procedimentos Operacionais Padrão da Guarda Municipal (30 horas), Segurança de Instalações Físicas e Patrimônio (20h), Português Instrumental e Comunicação (20h), Direitos Humanos e Cidadania (20h), Defesa pessoal (20h), Educação Física (10h) e Noções de Controle de Distúrbios (20h).
Módulo II (Jurídico) – Direito Administrativo (20h), Direitos Constitucional (20h), Direito Penal e Processual Penal (20h), Crimes Contra o Funcionário Público (20h) e Direito Ambiental (20h)
Módulo III (Profissional) – Ética Profissional (20h), Atuação no Trânsito (20h), Atividades de Apoio ao Corpo de Bombeiros Militar (20h) e Segurança Comunitária (30h).

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

GUARDA MUNICIPAL DISCUTE DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO

 No último dia 10 foi realizada na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás – ASMEGO, uma reunião entre a direção de Defesa Civil do Estado e do Município. O objetivo do encontro foi formar uma comissão para discutir  como será a parceria do Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Municipal  no que diz respeito à Defesa Civil da capital.
Participaram das discussões o presidente-comandante da GM Coronel Gercy Joaquim Camêlo e o Inspetor da GM Elizeu Lustosa, que é membro da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC. Pelo Estado estiveram presentes o comandante da Defesa Civil estadual o Coronel CBM Paulo Rocha Arantes. Diretores dos três núcleos de divisões regionais de defesa civil de Goiânia e representantes de Aparecida de Goiânia e Trindade também compareceram.
No encontro foi apresentado um vídeo expondo o trabalho do Corpo de Bombeiros na Defesa Civil no Município, onde as características e deficiências de cada região foram enfatizadas para que já se inicie a transição imediatamente.
“Esse fato mostra a seriedade no trabalho da Guarda Municipal de Goiânia que vem ganhando força e ocupando seu espaço de forma natural juntos aos órgãos de segurança pública do Estado” afirma o Insp. Lustosa.
O Coronel Gercy Joaquim Camêlo será também o comandante da COMDEC, e responsável também pela elaboração do plano de atuação e de transição da responsabilidade entre os órgãos, contando com o apoio total do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás: “Estou ansioso para que a Guarda Municipal assuma seu papel de liderança dentro do seu Município, afim de garantir a segurança dos nossos cidadãos em eventuais situações emergenciais”, disse.

Entenda as funções
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC – é o órgão responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil, no âmbito do município. É importante que a Defesa Civil seja composta por órgãos dos Governos Municipais, Estaduais e Federais, fato que permite uma maior amplitude multidisciplinar nas ações de planejamento e execução de tarefas de prevenção de fatores de risco.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A ENTREGA DO FARDAMENTO ESTÁ PRÓXIMA

As empresas que irão confeccionar as peças da nova farda dos servidores da agência da Guarda Municipal de Goiânia – AGMGO, tem até a próxima sexta, dia 18, para entregar as amostras do fardamento. Depois da licitação, que escolheu as empresas ganhadoras, esse é o primeiro passo para que o material seja produzido. Na portaria número 029/2009, foi eleita uma comissão composta por alguns chefes de divisão da Agência, que irá avaliar o material entregue.
A chefe da Divisão de Planejamento da AGMGO, Isabel Taveira, comenta que o processo está sendo conduzido de forma ágil. “Estamos trabalhando muito nesses últimos dias com o objetivo de agilizar o prazo para entrega do fardamento, oferecendo aos GMs um material de qualidade”, diz otimista.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

GREVE SUSPENSA

Na manhã de hoje o Sindicato que está promovendo a greve dos servidores da AGMGO - SINDGUARDA, decidiu, em convenção coletiva, suspender a suposta greve até o dia 02 de outubro. Esse foi o prazo prometido pelo vereador Bruno Peixoto para que o Secretário de Governo Mauro Miranda dê uma resposta à categoria sobre as reivindicações.
Aproximadamente 200 manifestantes estiveram na frente ao Quartel da Instituição e votaram a favor da suspensão. Portanto todos os GMs que não estavam trabalhando devem retornar aos seus postos de serviço. O encontro também teve a presença do Presidente da Câmara dos Vereadores de Goiânia, Francisco Júnior e do vereador Fábio Tokarsky.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

INÍCIO DO 17º CICLO DO EAD

Na próxima quarta-feira, 9, inicia-se o estudo dos módulos do 17º ciclo de cursos a distância do SENASP. Verifique sua caixa de e-mail para saber quantos módulos serão e quantidade de horas de seu curso escolhido. Aproveite bem seus estudos e lembre-se que não é preciso ir mais a SMARH solicitar o adicional de incentivo a profissionalização. No próprio quartel da AGMGO já é possível dar a entrada no processo. É preciso ir a Divisão de Expediente e Despacho, apresentar as cópias e originais do CPF, RG e certificados dos cursos concluídos e preencher o formulário solicitando o benefício.