quarta-feira, 25 de novembro de 2009

OUVIDORIA DA GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

Na redemocratização do país e a partir de meados de 1985, um novo órgão surgiu no Brasil e em especial na atividade pública. Trata-se das Ouvidorias, instituições criadas com a finalidade de resolver conflitos que não demandam no seu inicio a propositura para aplicações de sanções penais, o que não impede, após a devida investigação de ser encaminhada a autoridade competente.

Nas administrações públicas ainda hoje, há por alguns administradores o receio de criar Ouvidoria. Não obstante ao reverso dessas atitudes, a administração do município de Goiânia criou varias Ouvidorias, entre elas, citamos como exemplos: Saúde e da Guarda Municipal.

Por se tratar de uma questão que afeta a todos nós, direta ou indiretamente, que é a segurança pública, gostaria de destacar e ao mesmo tempo proclamar todo munícipe a colaborar com a Ouvidoria da Agência da Guarda Municipal de Goiânia. Criada através da Lei 180/183 de 2008, e  tem como objetivos captar sugestões, reclamações ou elogios que porventura tenha como foco a segurança nos próprios públicos do município , entre eles: CAIS – PARQUES E ESCOLAS . Esta última com um maior contingente de guardas voltados para atender a comunidade.

Atualmente a Agência da Guarda Municipal conta com 1.900 servidores imbuídos de prestar com eficiência sua atividade precípua que é de guardar e proteger tanto os prédios públicos do nosso município quanto à população que freqüentam essas unidades. 

Acreditamos que  somente com a participação da comunidade e seu exercício de cidadania é que poderemos proporcionar melhores condições de trabalho ao guarda municipal - um servidor público de exercer suas atribuições em favor de todos.

Esse é sem sombras de dúvidas o principal objetivo da Agência da Guarda Municipal de Goiânia, e em especial à Ouvidoria a ela ligada para fins administrativos e financeiros e subordinada diretamente ao Chefe do poder executivo.

O cidadão que queira exercer sua cidadania, em relação às atividades da guarda, podem usufruir desse mais novo serviço através do site: WWW.goiania.go.gov.br/Link -AGMGO ou através do serviço gratuito de 2º a 6º das 08:00h  às 18:00h pelo telefone 0800.643-11-53.

 

Gilmar Romão da Silva - Inspetor da Guarda e Ouvidor Geral da Agência da Guarda Municipal de Goiânia.

(Artigo publicado no Jornal Diário da Manha do dia 21 de novembro de 2009)

Nenhum comentário: