A história da humanidade foi e é contada através de acontecimentos marcantes. À medida que o tempo passa, adquirimos o distanciamento necessário para analisar, estudar e entender o fato histórico.
Vinte e cinco anos se passaram desde a criação da Guarda Municipal de Goiânia. No dia 26 de abril de 1988, antes mesmo da aprovação da atual Constituição Federal aprovada no dia cinco de outubro do mesmo ano. Sua história se incorporou ao primeiro serviço de vigilância do município criado no ano de 1970.
A Guarda Municipal surge com uma nobre, porém tímida missão. Contudo, neste ¼ (um quarto de século), representada por uma equipe de profissionais pioneiros e aguerridos, e através do trabalho desenvolvido foi se estruturando, e fazendo com que suas ações fossem respeitadas pela comunidade goianiense.
Atualmente, nas sete regionais de Goiânia a Guarda Municipal se faz presente através de seus grupos como o GPC – Grupo de Proteção ao Cidadão, o Garra que realiza o trabalho de ronda, a Divisão de Guarda Ambiental que cuida da proteção dos nossos parques, o NAF – Núcleo de Apoio a Fiscalização, o NAO - Núcleo de Apoio Operacional, a Banda de Música, a Guarda do Prefeito e do Paço Municipal e também as equipes que realizam o trabalho de planejamento e administrativo, responsáveis por toda a logística. A história se faz, não no nosso tempo, mas, no tempo necessário para que as ideias se transformem em realidade.
Com aproximadamente 1500 homens e mulheres a Guarda Municipal de Goiânia, é sem dúvida, uma instituição que dá orgulho não só aqueles que a integram, mas a população que se vê amparada por ela, pela sua atuação diária, incessantemente zelando pela preservação da vida, da paz e da segurança social.
Quero por meio dessa mensagem parabenizar a cada integrante e dizer do meu imenso orgulho em estar à frente dessa que é uma das maiores do Brasil, no segmento Guarda Municipal, não só em número, mas em pessoas com qualificação, que sem se intimidar com os desafios, buscam a formação e capacitação continuada, o que certamente faz dela uma instituição forte, sólida e que busca a excelência em tudo o que faz.
Completar 25 anos é motivo de comemorarmos com festa e essa virá com o cumprimento dos compromissos feitos: a aprovação do Plano de Cargos e Salários, o novo fardamento, a nova nomenclatura e a construção da nova sede. Queremos brindar e ter a certeza que esta etapa da história da Guarda Municipal será lembrada por várias conquistas, mas acima de tudo, será lembrada por sua equipe incansável, colaborando na construção de sua história!
Parabéns a todos os Guardas Municipais de Goiânia!
ADRIANA ACCORSI - secretária de Defesa Social e da Guarda Municipal de Goiânia (interina).
2 comentários:
Em todo este tempo de (in)existência, a Guarda Municipal não se modernizou. Os mesmos procedimentos da década de 1970 ainda são adotados atualmente.
As poucas viaturas continuam a ter como principal função atividades arcaicas, como o "pega ponto" e serviços de "estafeta". Em plena era da informática ainda é possível ver VTR's com 3 ou 4 componentes visitando escolinhas para buscar ofícios. Logradouros que deveriam ser monitorados por meio de sistemas eletrônicos, abandonados por falta de efetivo, ou guarnecidos por GM's que nada podem fazer em caso de ocorrências. Não por que não o querem, mas por falta de recursos apropriados. Estes guardas, sim, fazem esforços heróicos, porém com resultados pífios.
O nosso uniforme, já deteriorado, é o retrato da instituição, cuja mentalidade e procedimentos precisam urgentemente serem renovados, e não "tingidos" para disfarçar o estado arcaico em que se encontra.
joao batista (DGA)
A AGMGO É UMA INSTITUIÇÃO QUE MATA UM LEÃO TODO DIA PRA SOBREVIVER, TUDO PRA NÓS É DIFÍCIL, O FARDAMENTO ESTÁ ACABADO E NÃO VAMOS RECEBER OUTRO, ATÉ A FUNCIONAL QUE JÁ ESTÁ PRONTA NÃO SAI. ENQUANTO O LADO OPERACIONAL LUTA FAZENDO UM TRABALHO BEM FEITO E LEGAL EU NÃO SEI O QUE ACONTECE NO ADMINISTRATIVO ONDE AS COISAS NÃO SAEM, MAS APESAR DE TANTOS ENTRAVES NÓS JÁ CONSEGUIMOS DAR ALGUNS PASSOS E VAMOS CONTINUAR ANDANDO.
Postar um comentário