segunda-feira, 2 de março de 2015

1º SARAU DA BANDA DE MÚSICA DA GCM


Ao som da musica “Casinha Branca” de Gilson, foi aberto o primeiro Sarau da Banda de Musica da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, realizada ontem, 27, no Teatro Inacabado. A música foi interpretada ao violão pelo Maestro Daniel Vieira e na flauta por Ronan Pinheiro.
Na sequencia o GCM Ronan, contextualizou a historia da musica, Garota de Ipanema, uma das musicas mais executadas no mundo e segundo o livro do escritor Ruy Castro, os compositores Vinicius de Moraes e Tom Jobim inicialmente chamaram a musica de “Menina que passa”, com a estrofe final: Quando na tarde vazia, tão linda no espaço, eu vi a menina, que vinha num passo, cheio de balanço, a caminho do mar”.

Depois da Bossa Nova foi à vez do Choro, “Naquele Tempo”, de Pixinguinha e Benedicto Lacerda, interpretado na flauta pela GCM Wanessa Cardoso, Wesley Freitas no pandeiro e Lucas Borges ao violão.
A literatura de Cordel foi declamada pelo GCM Acácio Dias, com um linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos dessa modalidade de literatura que já foi muito estigmatizada, mas hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

O Gospel, “Alvo mais que Neve”, foi interpretada ao teclado pelo GCM Altamiro Souza, na percussão GCM Paulo André e nos saxes os GCMs: Leonardo, Lucimar Calixto e Daniel Souza.
Com a estrofe, “Foi assim, como ver o mar / a primeira vez que meus olhos se viram no seu olhar / Não tive a intenção de me apaixonar / Mera distração e já era momento de se gostar”, a musica “Todo Azul do Mar, de Flavio Venturine e Ronaldo Bastos, foi interpretada pelos GCMs: Lucas Borges ao violão, André, Elias Milhomem e Fabricio Medeiros nas flautas.

O Poema “Oração do Milho”, da maior poetisa goiana, Cora Coralina, foi declamado pelo GCM Wagner Beltrão, acompanhado ao violão pelo GCM Estanslei Mendonça, que executou a musica no Rancho Fundo de Chitãozinho e Xororó.
A moda de viola “Agua no Leite”, de Teodoro e Sampaio, que conta a “historia de um leiteiro ganancioso que enganava a freguesia / misturava água no leite e para o povo vendia / enriquecendo depressa dizia fazendo graça / não há nada neste mundo que o homem queira e não faça, enquanto eu puxar no balde, água do poço à vontade, Não falta leite na praça”, foi interpretada pelos GCMs Estanslei Mendonça e Alex Cardoso.

Para ter longevidade e qualidade de vida o GCM Claudio Costa, apresentou trechos de sua monografia com o titulo, “Os músicos e os efeitos de suas praticas corporais na condição física’, tese defendida em julho de 2014 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO”. Claudio Costa acrescentou que o objetivo desse estudo foi verificar a percepção do musico sobre o exercício físico para minimizar os desconfortos corporais decorrentes do cotidiano de trabalho. ”A profissão de musico requer uma percepção corporal relevante como também a cognitiva e sensorial devem ser bastante apuradas”, finalizou o GCM.
Segundo os organizadores o segundo Sarau esta previsto para realizar no dia 27 de março, ultima sexta feira do mês.
Texto e fotos: Wagner Beltrão

Vídeos: José Eduardo.

Nenhum comentário: