quinta-feira, 30 de abril de 2015
SARAU DA GCM: CIRCO, MÚSICA CAIPIRA, GOSPEL E POP
Com poesia, circo, musica caipira, popular, Gospel e Pop foi realizado na manha de hoje, 30, no Teatro Inacabado, o segundo Sarau da Guarda Civil Metropolitana. O evento fez parte das comemorações de 27 anos da corporação e foi organizado pela Associação dos Amigos da Banda de Musica da Guarda Civil Metropolitana.
O maestro da banda, GM Daniel Vieira, agradeceu a presença de todos e afirmou que o palco do Teatro Inacabado estará aberto e livre para qualquer forma de arte. “Queremos transformar esse espaço em um templo de cultura e sabemos que nossa corporação tem muitos talentos que ainda não foram e ou não tiveram a oportunidade de se apresentarem e mostrarem suas modalidades culturais” finalizou.
O GCM Medrado abriu a apresentação interpretando a musica, ”Sou um Milagre”, sucesso do Grupo Voz da Verdade e foi acompanhado pelo GCM Ronan na flauta, Daniel Vieira no violão, Leonardo no sax, Altamiro no trompete, Acácio no Euphonium, Daniel Brito na Tuba; Paulo André na bateria e Wesley na percussão.
Em seguida o grande sucesso de Tom Jobim, “Aguas de Março”, foi interpretado pelo GCM Rogerio e acompanhado pelos clarinetistas: Wanessa, André Luís e Lucas e percussão do GCM Wesley.
O GCM Acácio começou sua apresentação recitando as palavras raras, rimas ricas e rigidez das regras da composição poética presentes nas obras de Olavo Bilac, “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo, perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto/Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto”. E emendou recitando, o poema: traduzir-se, de Ferreira Gullar, “Uma parte de mim é todo mundo/ outra parte é ninguém/ fundo sem fundo/ uma parte de mim é multidão/ outra parte estranheza e solidão”, finalizou.
Na sequencia a GCM Lucimar Calixto, abriu sua apresentação contando a história do clássico da MPB a musica: Asa-Branca, “é uma canção de choro regional, popularmente conhecido como baião, de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, composta em 1947. O tema é a seca no nordeste brasileiro que pode chegar a ser muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa branca, uma espécie de pombo. A seca obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu amor”, explica.
Lucimar foi acompanhada ao violão pelo GCM Estansley, Leonardo no sax tenor e Mauro Lucio no clarinete.
O Pop da banda Titãs com o sucesso, “Epitáfio”, foi lembrada pelos GCMs: Fabricio Medeiros, Mauro Lucio e Claudio Costa nos clarinetes, Alex no Euphonium, André Luís ao violão e arranjo do maestro, Daniel Vieira.
A GCM Elisangela, coordenadora do Grupo Anjos da Guarda, abriu a apresentação da trupe agradecendo a oportunidade de interagir com a banda de musica nesse templo de arte que é o Teatro Inacabado. ”Somos todos colegas da segurança publica e fazemos o que gostamos com amor, usando os nossos dons e talentos, assim melhorando a qualidade de vida daqueles que necessitam de nosso trabalho”, agradeceu emocionada.
Nesse momento apareceram os palhaços Pirulito (GCM Vasco) e Espeto (GCM Vieira) que fizeram um numero de circo. Essa esquete faz parte do programa que é desenvolvido pela guarda civil de forma itinerante com intuito de acompanhar e orientar as crianças, trabalhando com elas - por meio de oficinas vivências, teatro de bonecos, debates, rodas de prosa, pinturas, espetáculos e atrações musicais.
Os Anjos da Guarda através das GCMs: Flavia e Julie encerraram sua participação com a musica: Não é Tarde, de Fernanda Brum, que diz:” Não é tarde para se sonhar/O céu ainda é azul, há esperança/É só olhar no olhar de uma criança”.
O encerramento do segundo Sarau foi com os GCMS: Alex e Estansley carinhosamente conhecidos pelos colegas da corporação como Bode Veio e Rabugento e participação especial do hoje, PM Leandro, que já foi da GCM Gyn e interpretaram o clássico: “O Menino da Porteira”. Canção gravada pela primeira vez pela dupla sertaneja Luizinho e Limeira em 1955 é uma das composições mais populares da música sertaneja. Foi regravado posteriormente por Tonico e Tinoco, Sérgio Reis, Tião Carreiro e Pardinho.
Segundo os organizadores o Terceiro Sarau da Guarda Civil Metropolitana está previsto para o dia 29 de maio, no Teatro Inacabado.
Texto e fotos: Wagner Beltrão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário