sexta-feira, 1 de setembro de 2017

DEFESA CIVIL FAZ ALERTA À POPULAÇÃO SOBRE O TEMPO SECO:

É comum, neste período prolongado de estiagem, um maior número de ocorrências de queimadas. O tempo seco, temperaturas elevadas e ventos fracos favorecem a formação de redemoinhos de poeira e o aparecimento de névoa seca, o que está sendo observado até mesmo durante o período matutino.

Em Goiânia a umidade relativa do ar chegou a 8% no último dia 29, por volta de 16h, justificando o aviso vermelho criado, em cuja informação encontra-se mais detalhes no site http://alert-as.inmet.gov.br/cv/emergencia/cap/5603.

Por isso, de acordo com a Defesa Civil Municipal, este registro em Goiânia é o segundo índice mais baixo nos últimos seis anos, quando em 05 de novembro de 2011, a umidade do ar chegou em 7%.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Francisco Vieira, a equipe está monitorando a umidade do ar do município através do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e aproveita para dar dicas àquelas pessoas que se sentem incomodadas com a alta temperatura, “orientamos à população que evite fazer exercícios físicos no período de 10h da manhã até 17h da tarde, pois é o período mais quente e seco. Às crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos”.

É necessário que se incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.
Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranquila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores).

Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.

Imagens: Francisco Vieira - fotografias tiradas do alto do setor Itamaracá.



Nenhum comentário: