sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CURSO DE FORMAÇÃO DA DIREITO A ADICIONAL DE PROFISSIONALIZAÇÃO

Informação importante para os guardas que ainda não pegaram o diploma do curso de formação realizado na Academia da Policia Militar. Ele está disponível no CEFEA - Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento, localizado no quartel da AGMGO. O diploma corresponde a 330 horas e com ele você pode solicitar o adicional de incentivo a profissionalização. De acordo com a lei complementar nº 11- Estatuto do Servidor Público Municipal, o valor do incentivo depende da quantidade de horas dos cursos feitos e será calculado sobre o vencimento (R$ 542 93). Veja na tabela abaixo os valores que o guarda receberá a mais com a adesão ao incentivo:

.
A partir de agora não é preciso ir mais a SMARH solicitar o adicional. No próprio quartel da guarda já é possível dar a entrada no processo. É preciso ir a Divisão de Expediente e Despacho, apresentar as cópias e originais do CPF, RG e certificados dos cursos concluídos e preencher o formulário solicitando o benefício.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O COMANDO DA GUARDA MUNICIPAL INFORMA

No final da tarde de ontem, 25, o Ministério Público acatou o pedido da Agência da Guarda Municipal de Goiânia – AGMGO, e suspendeu a recomendação de aquartelamento dos guardas. Portando todos os GMs devem continuar trabalhando normalmente. Sob pena de responder as questões disciplinares previstas no regimento interno. Com relação a paralisação a administração da AGMGO já entrou na justiça com o pedido de ilegalidade do movimento tendo em vista que não se justifica a movimentação em torno do tema e que este tem claramente fins políticos partidários a fim de desmoralizar o comando e conseqüentemente a administração municipal. A categoria também perde tendo em vista que a comunidade espera que os guardas cumpram a sua missão nos postos de trabalho.
O pregão para a aquisição do novo fardamento já foi realizado e o processo está em fase de amostragem. Logo após essa etapa, as empresas têm 60 dias para a entrega do material. O curso de formação será iniciado em 05 de outubro, na Academia de Polícia Militar, por intermédio de convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e o município. Tendo em vista as medidas adotadas pela prefeitura, o MP entendeu que os procedimentos estão de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado anteriormente.O que ocorre é que o grupo que puxa a manifestação dos GM’s numa atitude irresponsável não quer a melhoria da corporação e sequer da comunidade que espera e confia nos guardianos. Querem apenas legitimar um sindicato que não tem representatividade e nem filiados da corporação da Guarda Municipal de Goiânia que tem um efetivo de 1.900 servidores.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CORONEL CAMÊLO RECEBE COMISSÃO DO SINDIGUARDA

Na manhã de hoje foi realizada uma manifestação na porta da Agência da Guarda Municipal de Goiânia - AGMGO. A manifestação foi promovida pelo SINDIGUARDA, que tem pouca representatividade entre os servidores da guarda. Em torno de 30 GMs aderiram a essa manifestação. Em um universo de aproximadamente 1900 guardas, esse número é mínimo.
Em relação à greve, a AGMGO não foi comunicada de tal situação, portanto não está sendo cogitada qualquer paralisação dessa natureza por falta do efeito legal necessário. Segundo o Comandante da AGMGO, Coronel Gercy Joaquim Camêlo, “como houve muito evolução dos processos que envolvem a melhoria da Guarda, como os casos de fardamento e do curso formação, não há motivo para greve”, afirma. Lembrando que o guarda pode sofrer punição administrativa e disciplinar caso deixe o seu posto de serviço com esse pretexto.
Oficialmente quem representa os servidores da Agência da Guarda Municipal de Goiânia é o SINDIGOIÂNIA, onde mais de 1200 guardas a grande maioria, são filiados. Existe também a Associação dos Guardas Municipais de Goiânia com representatividade de 900 filiados, que também é responsável por lutar pelos interesses dos servidores. Essas entidades não participaram dessa manifestação por não concordarem com essas reivindicações e por terem um plano de carreira e salários já em adiantada discussão e mais coerente com a realidade socioeconômica da Prefeitura de Goiânia. O Coronel Camêlo, de maneira democrática foi pessoalmente conversar com os manifestantes onde teve a oportunidade de explicar todas as conquistas já realizadas pela Agência e os encaminhamentos realizados nesses sete meses de criação da autarquia. ”Tudo que é de responsabilidade de nossa Agência já foi oficialmente encaminhados a tempo e estamos aguardando e torcendo para que não haja mais tantos empecilhos burocráticos, muito comuns no serviço público,” explicou.
O Coronel também lembrou que todas as reivindicações feitas pelos manifestantes são também da Administração da AGMGO. “Queremos também uma farda nova, melhores salários, mas as reivindicações devem ser conduzidas de maneira inteligente e coerente com a realidade orçamentária do município”, enfatiza.
Veja as reivindicações que foram questionadas pelos manifestantes e respondidas pelo comandante:

Fardamento - O processo de licitação para comprar o Fardamento teve início no dia 10/08. Nessa data foram abertos os envelopes com as propostas das empresas participantes. Na última sexta-feira, 21, houve uma nova etapa do pregão 188/2009, onde definiu as empresas ganhadoras. Na tarde de hoje, 24, aconteceu o encerramento do processo licitatório, isso significa que agora é só aguardar os prazos legais para recebermos todo o fardamento. As empresas que ganharam os lotes terão 8 dias para apresentar as amostras do fardamento e depois mais 60 dias para confeccioná-lo e entregá-lo. Houve atraso no pregão licitatório do fardamento devido aos ritos da administração pública que requer prazos para que não haja nenhuma ilegalidade no processo.
O fardamento será entregue com os seguintes utensílios: calça, gândola, camiseta, coturno com solado de borracha, cinto de guarnição, cinto social, tonfa, algema e apito. O tecido será rip-stop ,mais eficiente e durável para o serviço de segurança e a cor é outra novidade, azul marinho, seguindo o padrão nacional das Guardas. Devido a estas novidades existe a previsão orçamentária para a aquisição de outro fardamento em 2010.


RETP – Regime Especial de Trabalho Policial - Atualmente o guarda ganha 50% de adicional de periculosidade no seu salário base por exercer atividade perigosa. Com a aprovação do regime, a periculosidade aumentará para 100%. Isso significa um aumento salarial de mais de R$271,00. A proposta está sendo avaliada pela Secretaria de Finanças de Goiânia e a informação é que os estudos estão bem adiantados. A implantação desse beneficio será de forma escalonada sendo o aumento de 10 em 10 por cento até chegar ao 100%. Isso gerará um impacto na folha salarial da prefeitura em torno de 2 milhões por ano. Portanto é preciso fazer uma análise minuciosa do projeto para ser aprovado. O regime também vai regulamentar a carga horária em 40 horas semanais, terá efeito previdenciário e estendido a todos os servidores da GM.
Esse benefício de 100% de periculosidade todo o servidor de Segurança Pública tem e vamos lutar para que seja implantado na Guarda de Goiânia.

Adicional Noturno - Este benefício é pago normalmente. Todos os guardas que trabalham no período noturno recebem esse adicional. O valor pago é amparado pela Lei Complementar nº. 011 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

Hora Extra - No fim do ano passado a prefeitura cortou as horas extras. Isso aconteceu para todos os órgãos, e não somente para a GM. Aqueles que excederem a carga horária de 40 horas semanais e 180 mensais terão direito de receber pelo serviço extraordinário previsto pela Lei Complementar nº 11 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

Curso de Formação - Está previsto para iniciar na primeira semana de outubro. O curso ainda não começou devido a um problema administrativo com a Fundação Tiradentes, que realizou os dois cursos anteriores. O novo curso será realizado através do convênio da Secretaria de Segurança Publica de Goiás com a Prefeitura de Goiânia na Academia de Policia Militar. Já foram capacitados mais de mil guardas e o restante passará por essa formação nesse convênio.

Militarização da Guarda – A Guarda é uma Instituição civil e não militar. A própria Constituição, ao criar as guardas, assegura isso. Contudo, precisamos de organização, disciplina, normas, hierarquia, como em qualquer outra instituição. O guarda que não tem essas características não prestará um bom serviço à sociedade e não terá responsabilidade nas suas atitudes.

PARA VOCÊ GUARDA MUNICIPAL QUE NÃO SE VACINOU HAVERÁ MAIS UMA OPORTUNIDADE!!!

Na próxima quinta-feira, dia 27, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a campanha de vacinação para os servidores da Guarda Municipal de Goiânia e de seus familiares. Como o guarda tem uma atuação diferenciada dos outros funcionários do município, trabalhando muitas vezes em locais que geram risco a saúde, a SMS disponibiliza, com exclusividade, profissionais de saúde para fazer essa vacinação, prevenindo o guarda de algumas doenças mais frequentes.
Quais são as vacinas?
A vacinação imuniza o guarda das seguintes doenças: Febre Amarela, Hepatite B, Dupla Viral e Dupla adulto. A campanha será realizada no horário das 8 as 11h30, no ambulatório do Quartel da AGMGO na Vila Aurora. Não se esqueça de trazer o cartão de vacina!

UTILIDADE PÚBLICA - DOAÇÃO DE SANGUE

O Guarda Rondinelli Francisco da Divisão de Guarda Ambiental solicitou a AGMGO a doação de sangue para o Sr. Arlindo Rodrigues Galvão, seu tio, que necessita de no mínimo 10 doadores para fazer uma cirurgia e continuar o tratamento contra o câncer. As doações devem ser feitas para o banco de sangue do Emolabor, que se localiza na Rua 5-A, nº 90, Setor Aeroporto.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

POLICIA MILITAR QUER FORTALECER PARCEIRA COM GUARDA MUNICIPAL

Na manhã de hoje, uma equipe da Policia Militar (PM) realizou palestra para os guardas municipais da Capital. O objetivo do encontro realizado no auditório do Paço Municipal foi de fortalecer a parceria entre a PM e a Guarda, para identificação de elementos e situações suspeitas em sua áreas de atuação, bem como promover a proximidade da população com os órgãos de segurança pública. A ação faz parte do Programa Rede de Apoio e Segurança (RAS) da Polícia Militar.
De acordo com o inspetor Gilasio Ataíde Cavalcante, comandante da 2ª Regional da Guarda Municipal, 180 guardas participaram da palestra. Para o capitão J. Carlos, subcomandante da 6º Companhia Independente da Polícia Militar, a colaboração da população é fundamental no desenvolvimento do trabalho da polícia.'Por meio do RAS, trabalhadores de vários segmentos são treinados para que colaborem com a PM, através de denúncias, tendo total garantia do anonimato', revela o capitão. A palestra também contou com a participação do comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Márcio.

Fernanda Machado - Secom

terça-feira, 18 de agosto de 2009

UTILIDADE PÚBLICA - DOAÇÃO DE SANGUE

Hoje foi solicitado junto a AGMGO, pela Guarda Maria de Lurdes de Brito, a doação de sangue para Arthur Gabriel Rafael, criança de 4 anos que está com Leucemia e precisa com urgência de transfusão. A doação deve ser feita para o banco de sangue do Hospital Araújo Jorge, sendo necessário no mínimo 5 doadores de qualquer tipo sanguíneo.

GUARDA MUNICIPAL FARÁ SEGURANÇA NO MUTIRÃO DA PREFEITURA NO RESIDENCIAL ITAIPÚ

O próximo Mutirão da Prefeitura será realizado neste final de semana, dias 22 e 23, na Avenida Vieira Santos c/ Rua Rio Vermelho, Residencial Itaipu na região Oeste. A Agência da Guarda Municipal de Goiânia fará a segurança das autoridades, cidadãos e dos equipamentos da Prefeitura.
A operação desenvolvida pela AGMGO iniciará na sexta-feira, 21, e seguirá até segunda-feira, 24, e contará com cerca de 90 Guardas Municipais divididos em 4 equipes presentes 24 horas por dia, portando rádios comunicadores e viaturas. O Comandante da operação será o inspetor Ary Furtado, chefe da Unidade de Comando Regional Oeste.
Além da segurança um grupo de instrutores do Centro de Formação da Guarda Municipal desenvolve um trabalho lúdico de pintura no rosto das crianças e brincadeiras com massa de modelar. Segundo os organizadores essa atividade tem o objetivo de aproximar a corporação da sociedade.
Data: 22 e 23 de agosto (sábado e domingo)
Horário: dia 22 – 07:30h às 16h; dia 23 – 07:30h às 12h
Local: Avenida Vieira Santos c/ Rua Rio Vermelho, Residencial Itaipu.
Contato: Assessoria de Comunicação da AGMGO - 3524-8619

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ATENÇÃO COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES AO EAD

Atenção colegas da Guarda Municipal de Goiânia, a partir de hoje, 14, até o dia 18 de agosto poderão se inscrever para o 17º Ciclo de cursos à distância do Ministério da Justiça, o último deste ano. A nova etapa vai oferecer 210 mil vagas, começa em setembro e tem duração de um ano. Serão 55 opções de conteúdos, entre eles seis cursos novos, como por exemplo: Capacitação em Educação para o Transito e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Portanto fiquem atentos porque no 16º ciclo, as vagas para 42 cursos se esgotaram em menos de 24 horas.
Inscrições: www.mj.gov.br/ead ou http://senaspead.ip.tv

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MEIA MARATONA DO CENTRO-OESTE TERÁ A SEGURANÇA DA AGMGO

No próximo fim de semana a Agência da Guarda Municipal de Goiânia – AGMGO - estará trabalhando na segurança da meia maratona do Centro-Oeste. O evento é promovido pela Associação Goiana de Esclerose Múltipla Nacional – AGEMN. A Guarda Municipal disponibilizará um efetivo de 12 profissionais e uma viatura de apoio. O objetivo é fazer à segurança do local, organizar a concentração de pessoas envolvidos na largada e orientar a população presente.
O trabalho começa a partir das 18h do sábado, quando os guardas convocados irão fazer a segurança dos equipamentos montados para a maratona e das pessoas que estão trabalhando na organização. No domingo, os guardas estarão em serviço até as 13h, horário término do evento.
Segundo Tony Magalhães, organizador do evento, a “realização da meia maratona visa esclarecer dúvidas quanto a doença de esclerose múltipla e conscientizar a população sobre as suas prevenções”.

Data: 16/08
Horário: 8h
Local: Rua 4, esquina com Avenida Tocantins (Concentração e largada)
Contato: 96972369 Tony Magalhães / 35248619 Assessoria de Imprensa da AGMGO
Percurso: Largada na Av. Tocantins – Praça Cívica – Praça do Cruzeiro – Rua 88 – Marginal – Av. Goiás Norte ( até Goiás Center Modas ) retorna pela Marginal – Av. Goiás – Rua 04 – Av. Tocantins.

O COMANDO DA AGÊNCIA DA GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA INFORMA!!!

Hoje foi veiculado no Jornal Diário da Manhã uma matéria, equivocada, informando que amanhã está programado uma ação onde 50% da corporação ficará no quartel. Isso é uma inverdade, visto que, nenhum Guarda Municipal está autorizado a deixar o posto de serviço sem consentimento do comando. O servidor que não cumprir sua carga horária de trabalho normal ficará sujeito a penalidades administrativas.

PASEP 2009 COMEÇA A SER PAGO ESSE MÊS DE AGOSTO

O pagamento do PIS/Pasep, ano-base 2009 será pago na folha de pagamento de agosto. Todos os guardas municipais cadastrados poderão receber o benefício, cujo pagamento vai de agosto deste ano até 30 de junho de 2010. E para os guardas que entraram na última convocação se o pagamento não vier na folha desse mês, poderão sacar o benefício. O servidor deverá ir até uma agência da Caixa, no caso do PIS, ou Banco do Brasil, no caso do Pasep, e apresentar um comprovante de inscrição do PIS/Pasep, carteira de identidade ou o cartão do cidadão. O valor a receber será de um salário mínimo (R$ 465) e, se o beneficiário não o sacar, o dinheiro voltará ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Calendário
Os servidores públicos recebem no Banco do Brasil, conforme as datas informadas na tabela ao lado:

Regras
De acordo com as regras do programa do Ministério do Trabalho e Emprego, poderá sacar o PIS ou Pasep todo trabalhador da iniciativa privada ou servidor público que esteja cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, deve ter recebido, em média, até dois salários mínimos de remuneração mensal e ter trabalhado com carteira assinada por 30 dias.
É necessário ainda que o trabalhador ou servidor conste da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), enviada anualmente ao MTE pelas empresas ou órgãos públicos. Portanto se você não tem um ano de trabalho deve receber no banco diretamente.


GUARDA MUNICIPAL TERÁ 30 HOMENS NA PRAÇA CÍVICA PARA A VISITA DO LULA

A Guarda Municipal de Goiânia estará trabalhando na segurança do evento que receberá a visita do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, que acontece amanhã (13), a partir das 15h, na Praça Cívica, a Guarda disponibilizá um efetivo de 30 profissionais, que terão a missão de prestar auxílio para garantir a segurança do local. Entre as ações, organização do anel interno e a segurança dos edifícios públicos municipais localizados na Praça Cívica.
Além da Guarda Municipal, outras instituições de Segurança Pública estarão trabalhando no evento, como o Exército e a Polícia Militar. De acordo com o presidente-comandante da Guarda, Gercy Joaquim Camêlo o pedido para fazer a segurança do Presidente é uma resposta do trabalho sério e responsável que a instituição vem fazendo nos últimos anos. “Atualmente a Guarda de Goiânia é muito solicitada para trabalhar em eventos desse nível. Isso demostra reconhecimento pelo nosso trabalho”. Gercy conclui que “é uma honra e um privilégio estar no quadro das instituições que farão a segurança do Presidente Lula.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A NOVA FARDA ESTÁ CHEGANDO

Para os GMs que estão ansiosos para usarem a nova farda, uma boa notícia. Ontem, dia 10, no pregão de licitação das fardas, foi feito o cadastramento das empresas participantes do evento e a abertura dos envelopes com as propostas. Elas foram lidas em voz alta e vistadas por três leiloeiros responsáveis pelo pregão. No próximo dia 21 às 14h, acontecerá a 2ª etapa da licitação, onde os lances feitos preliminarmente serão lidos e uma proposta será escolhida. A empresa apontada para confeccionar o material terá de 20 a 30 dias para apresentar as amostras determinadas pelo edital. Depois dessa etapa, o prazo legal para entregar as fardas são de até 60 dias.
No edital de licitação foram solicitadas 2000 fardas. Cada guarda irá ganhar uma farda, incluindo calça, gandola, camiseta e coturno com solado de borracha. As mudanças da atual farda para a nova são muitas, começando pela cor. O azul marinho foi escolhido por ser a cor oficial das guardas municipais do país e por ter um caráter importante de diferenciar a guarda de outras instituições que fazem parte da Segurança Pública. “Muitas das ações desenvolvidas pela Guarda Municipal não são reconhecidas pela sociedade porque nosso fardamento é muito parecido com o da Polícia Militar. Por isso, muitas vezes não levamos os créditos”, relata o Comandante da Guarda de Goiânia, Gercy Joaquim Camêlo.
Outra diferença é o material do fardamento. Todo ele será revestido do tecido Rip-Stop, atualmente o mais utilizado no serviço de segurança pública do país. Como diz seu manual, o tecido é mais resistente, já que não “desfia”, devido a sua camada de proteção ser maior. De acordo com o GM Adriano Costa, que utilizou a farda, o material é melhor do que o anterior: “é leve, confortável, não esquenta, parece que não retem o calor. Fiquei exposto ao sol por 15 minutos e não senti nenhum desconforto”, e acrescenta, “a farda que usamos atualmente esquenta muito e frequentemente fico suado”.
A farda nova também possibilita uma maior mobilidade no trabalho diário, pois a gandola será utilizada para fora da calça, à exemplo da PM de Goiás. Outra notícia que vai agradar a muitos são os utensílios que serão oferecidos em conjunto com o fardamento . O GM Cleber Silva, da Divisão de Planejamento, afirmou que entre outros utensílios, o cinto de guarnição, a tonfa e a algema estão em destaque.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


Guardas, fiquem atentos! No dia 26 desse mês e 21 de dezembro a Secretaria Municipal da Saúde realiza a campanha de vacinação para os servidores da Guarda Municipal de Goiânia e de seus familiares. Como o guarda tem uma atuação diferenciada dos outros funcionários do município, trabalhando muitas vezes em locais que geram risco a saúde, a SMS disponibiliza, com exclusividade, profissionais de saúde para fazer essa vacinação, prevenindo o guarda de algumas doenças mais frequentes.
Quais são as vacinas?
A vacinação imuniza o guarda das seguintes doenças: Febre Amarela, Hepatite B, Dupla Viral e Dupla adulto. A campanha será realizada no horário das 8 as 11h30, no ambulatório do Quartel da AGMGO. Não esqueça de trazer o cartão de vacina!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MESA DIRETORA DA CÂMARA VISITA AGÊNCIA DA GUARDA MUNICIPAL

Na tarde de hoje, 06, os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia fizeram uma visita ao Presidente Comandante da Agência da Guarda Municipal, Coronel Gercy Joaquim Camêlo. Participaram da reunião o Presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Vale Junior; o vice-presidente, Anselmo Pereira; o 1º secretário,Djalma Araújo e o 2º secretário, Geovani Antônio .Também estavam presentes o Subcomandante da AGMGO, Coronel Antônio Alves e o Diretor Administrativo João Continguiba de Araújo. Segundo um dos vereadores que participou da reunião, “os vereadores vieram conhecer in loco o trabalho que está sendo realizado pela AGMGO, a situação administrativa e financeira da corporação e também apresentar algumas sugestões para ampliar as relações das entidades. Essa visita é muito positiva nesse período em que as negociações com o Paço Municipal para a aplicação do Regime Especial de Trabalho está em estudos pela Secretária de Finanças do Município”, afirmou o vereador.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

EM AUDIÊNCIA COM MINISTRO TARSO GENRO, IRIS PEDE APOIO A GUARDA MUNICIPAL

O prefeito Iris Rezende se reuniu hoje pela manhã, em audiência realizada em Brasília, com o Ministro da Justiça, Tarso Genro. Durante o encontro, o chefe do Executivo municipal solicitou apoio e celeridade a reivindicações que possibilitarão o fortalecimento e a modernização da Guarda Municipal de Goiânia (GM), e, consequentemente, uma melhor segurança urbana.
Para Iris, a viabilização das reivindicações apresentadas ao ministro Tarso Genro possibilitará com que Goiânia tenha a melhor guarda municipal do País. “Já somos a melhor cidade em qualidade de vida, a segunda do mundo em áreas verdes por metros quadrados, porque não termos a melhor Guarda do Brasil, fazendo uma segurança mais próxima a comunidade”, destacou o prefeito.
Dentre as solicitações feitas por Iris, está a inclusão de Goiânia no Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci). De acordo com o presidente e comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia – AGMGO – coronel Gercy Joaquim Camêlo, a inclusão nesse programa permitirá com que a Capital tenha acesso a recursos federais que poderão ser investidos nas áreas de cidadania e segurança. “Após a inserção de Goiânia no Pronasci, não só a Guarda, mas qualquer outro órgão municipal poderá elaborar projeto para essas áreas”, esclarece.
Outro programa a qual o prefeito solicitou a inclusão da GM de Goiânia é o “Bolsa Formação”, que concede a agentes de segurança pública, como por exemplo, policias militares, agentes carcerários ou guardas municipais, com salário de até 1.400 reais, um auxílio mensal no valor de 400 reais. “No caso, os guardas receberiam mensalmente esse valor e como contrapartida deverão freqüentar uma carga horária mínima de cursos estabelecidos pelo Ministério da Justiça, nas áreas de segurança, defesa civil, direitos humanos, cidadania e outras. Caso deixem de fazer qualquer curso, o servidor perde o direito ao benefício”, explica o coronel Gercy Camêlo. Conforme o comandante da AGMGO, programa prevê ainda, que após quatro anos, a Prefeitura garantirá o compromisso de incorporar o valor ao vencimento do Guarda.
Convênios - Cel. Gercy Camêlo explica também que solicitou ao prefeito Iris, que durante a audiência, pedisse apoio ao ministro Tarso Genro, para dois convênios protocolados ontem, 3, junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça. “São dois convênios, um no valor de 2 milhões e 350 mil reais, e outro de 530 mil. Mas ambos dizem respeito a viabilização de ações que visam a modernização da estrutura da Guarda. A contrapartida do município é de apenas 1% do valor de cada convênio e com esses recursos será possível a aquisição de novas viaturas, novos equipamentos e realização de mais cursos de capacitação”, explica Cel. Gercy Camêlo.
A Guarda - Existente ha 22 anos, a Guarda Municipal de Goiânia possui hoje um efetivo de 1.900 servidores, que além de responderem pela preservação do patrimônio municipal, é também responsável pela segurança de quem trabalha e visita as repartições públicas, bem como as áreas públicas municipais da cidade, como parques e praças.

Reportagem: Anderson Costa - SECON

Cuidado!

Para aqueles que estão ouvindo boatos a respeito da mobilização que está prevista para o dia 14 de agosto, tenha muito cuidado para aderir a esse movimento. Muitas informações equivocadas estão sendo veiculados para enganar e fazer com que os guardas se tornem massa de manobra para interesses pessoas de alguns indivíduos. Essa mobilização pode prejudicar todos os projetos que estão encaminhados tanto na Câmara dos Vereadores, como no Paço Municipal. Muitos boatos existem, mas as informações verdadeiras são essas:
RETP ( Regime especial do trabalho policial ) - Muitas pessoas de má fé estão utilizando desse assunto para plantar notícias enganosas. A verdade é que o projeto foi apresentado ao Poder Executivo, que está avaliando a viabilidade da proposta. Com a aprovação do projeto, o impacto na folha de pagamento da Prefeitura será substancial. A princípio, as negociações com a Secretaria de Finanças estão bem adiantadas. Vale ressaltar que a proposta desse regime incidirá sobre a aposentadoria,quer dizer tem caráter previdenciário.
Alguns membros da corporação estão dizendo que, caso aprovado esse regime, a carga horário da guarda não será a mesma. É mentira! Pela proposta inicial, se pretende regulamentar a carga horária de todos os servidores da Guarda que já fazem 40 horas semanais e 180 mensais,já que segundo os cálculos da Prefeitura o mês tem 4 semanas e meia . A gratificação do RETP está prevista para 100% sobre o padrão de vencimentos dos membros da Guarda Municipal e incorpora aos vencimentos ou salários, para todos os efeitos legais. Com a aprovação desse regime estaremos dando um grande passo para a implantação do Plano de Carreira que será apresentado no próximo ano. Nessa proposta será corrigida a tabela de graus,quer dizer a carreira inicial será no grau 6 e no ensino médio.
Pronasci – No dia 30 de Julho, o Assessor Especial do Prefeito, Osmar Magalhães e o Sub-comandante da Guarda, Coronel Antônio Alves, foram a Brasília e protocolaram a proposta do convênio do Município de Goiânia junto a Ministério da Justiça.
Portanto estamos aguardando a confirmação oficial sobre o assunto. A certeza é de que, assinado, a bolsa formação vai gratificar o Guarda em 400 reais mensais. Para ter direito ao benefício é preciso: ter avaliação de desempenho com média 7,concluir ao menos um curso do EAD por ano,fazer prova presencial e não ter nenhuma falta grave ou punição.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

INSCRIÇÔES PARA O 17º CICLO DO EAD

Atenção Guardas Municipais de Goiânia de 14/08/09 a 18/08/09 estarão aberta as inscrições para o 17º ciclo de cursos à distância do Ministério da Justiça, serão 210 mil vagas. Importante lembrar que as inscrições se enceram muito rapidamente e você deve fazer sua solicitação logo nos primeiros dias. Inscrições: www.mj.gov.br/ead ou http://senaspead.ip.tv

Confira a lista dos cursos oferecidos:
1. Formação de Formadores da Polícia Federal – FFPF – 60h
2. Formação de Formadores de Instituições Estaduais e Municipais – FFSP – 60h (Este curso tem duas versões uma para a Polícia Federal FFPF e outra para as demais corporações - FFSP)
3. Atendimento Policial às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – MVV – 40h
4. Saúde ou doença: em qual lado você está? – SOD – 40h
5. Uso Progressivo da Força – UPF – 60h
6. Local do Crime: isolamento e Preservação – PLC – 60h
7. Tráfico de Seres Humanos – TSH – 40h
8. Violência, Criminalidade e Prevenção – VCP – 40h
9. Direitos Humanos – DH – 40h
10. Combate à Lavagem de Dinheiro – CLD – 60h
11. Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública – UIG – 60h
12. Curso Busca e Apreensão – BEA - 60 horas
13. Emergencista Pré- Hospitalar (EPH) – 60 horas-aula
14. Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial (TNL) – 60 horas
15. Gerenciamento de Crise (GDC) – 60 horas-aula
16. Português Instrumental - 60 horas - PTI
17. Redação Técnica- 60 horas - RDT
18. Polícia Comunitária – 60 horas - PCO
19. Identificação Veicular – 60 horas - IDV
20. Crimes Ambientais - 60 horas - CRA
21. Sistema de Comando de Incidentes – SCI - 60 h
22. Segurança Pública sem Homofobia – SPSH 60 horas
23. Elaboração de Materiais para Educação a Distância - EMEAD 60 horas
24. Licitações e Contratos Administrativos - 60 horas
25. Sistemas e Gestão em Segurança Pública - 60 horas
26. Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos - 60 h - IEPP
27. Investigação Criminal 1 - 60 h - IC1
28. Representação Facial Humana 1 - 60 h - RFH1
29 - Investigação Criminal 2 - IC2
30 - Representação Facial Humana 2 - RFH2
31 - Análise Criminal – AC
32 - Atuações Policiais frente aos Grupos Vulneráveis
33 - Mediação de Conflitos 1
34 - Planejamento Estratégico
35 - Policiamento Orientado por Problemas
36 - Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública – 60h
37 - Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à atuação policial (Direitos Humanos e Atividade Policial) – DHAP – 60h
38 - Tópicos em Psicologia Relacionados à Segurança Pública – TEP – 60h
39 - Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial – AJAP – 60h
40 - Democracia Participativa – DP – 60h
41 - Emergencista Pré Hospitalar II – EPH2 (Pré-requisito EPH) – 60h
42 - Conflitos Agrários – CA – 60h