No último sábado, 25 de outubro, a equipe Charlie, do Grupo de Patrulhamento da Capital – GPC, em patrulhamento na Avenida Independência, abordou Thiago, que após revista pessoal foi constatado que sua tornozeleira encontrava-se descarregada. O cidadão foi encaminhado ao 5° Distrito Policial e posteriormente para a Casa do Albergado.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
DOAÇÃO DE SANGUE
A CRIANÇA, RODRIGO DOS SANTOS FERREIRA, ESTÁ PRECISANDO URGENTE DE DEZ (10) DOADORES DE SANGUE.
TIPO: QUALQUER TIPO
ENTREVISTADO DO DIA
O Subcomandante da GCM, Valdimir Passos, concederá entrevistas às TVs Brasil Central - canal 13 e PUC TV - canal 24, amanhã (31), às 8h30min, no Cemitério Santana, setor Campinas.
A entrevista será gravada e veiculada no horário do almoço do mesmo dia.
Em pauta: a segurança interna nos cemitérios públicos municipais feita pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
GCM FARÁ A SEGURANÇA INTERNA DOS CEMITÉRIOS
A partir desta sexta-feira, 1º, véspera do Dia de Finados, mais de cem guardas civis farão a segurança interna dos cemitérios municipais de Goiânia, todo o trabalho só será encerrado na segunda-feira (3).
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) estará a postos neste feriado do dia do Servidor Público e de finados nos cemitérios públicos municipais da capital, com o objetivo de resguardar a segurança interna destes locais, prevenindo contra pequenos delitos e orientando os visitantes, que geralmente se perdem durante a visita.
Segundo o comandante Elton Magalhães, esta semana foi realizada a reunião de planejamento operacional, justamente para traçar o plano de ação para o feriado do dia do Servidor Público e do Dia de Finados, onde ficou decidido que mais de cem guardas civis atuarão nos cemitérios públicos municipais da capital, informou.
O diretor operacional, Inspetor Neto, convocou os comandantes das Regionais e Grupos Táticos para dar apoio aos guardas que já trabalham nestes cemitérios, segundo o ele, todas as equipes deverão se apresentar às 7h em cada um dos quatro cemitérios e assim ficar até o fechamento dos portões.
Estes guardas civis contarão também com o apoio do Grupo de Patrulhamento da Capital (GPC), do Grupo de Ação e Resposta Rápida (Garra) que trabalharão utilizando motos, viaturas (carros) e rádios HT.
Conforme informações repassadas à área operacional os locais são: Cemitério Santana, Avenida Independência, s/nº - Setor dos Funcionários, telefone: (62) 3524-2685. Cemitério Parque, Avenida São Domingos, Setor Cruzeiro do Sul, telefone: (62) 3524-2450. Cemitério Vale da Paz, GO-020, km 8, saída para Bela Vista, telefone: (62) 3524-3143. Cemitério Jardim da Saudade, Avenida Trindade, S/N, Setor Maísa, extensão Goiânia – saída para Trindade, telefone: (62) 3298-7392.
Fotos: Isaildo Santos
REUNIÃO ORDINÁRIA DO GGIM
O GGIM é um fórum deliberativo e executivo na área de segurança pública, que forma a estrutura gerencial local do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos municípios, garantindo a viabilidade operacional. A OAB-GO é uma das entidades que compõem o GGIM juntamente com representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícias Civil, Militar e Federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e de membros da sociedade organizada e da comunidade.
“A OAB-GO tem se mostrado uma parceira importante nesse processo de construção das ações do Gabinete porque contribui com seu conhecimento para a formação de políticas e diretrizes que vão ao encontro dos anseios da sociedade", comentou o presidente do GGIM e comandante da Guarda Civil e Metropolitana de Goiânia, Elton Ribeiro de Magalhães.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO.
terça-feira, 28 de outubro de 2014
AÇÃO DO GARRA
Chegando ao local, após avaliação dos fatos através das testemunhas presentes, foi identificado que um morador de rua estava na piscina da praça, quando o servidor da Prefeitura pediu que ele se retirasse do local, por ser proibida aquela atitude e que precisaria fazer a limpeza do local.
Segundo as informações, o morador de rua de posse de um material contundente desferiu golpes contra o funcionário.
A vítima foi conduzida pela equipe da GCM para os primeiros atendimentos médicos e logo em seguida, encaminhada juntamente com o autor ao 1º DP, onde foi lavrado flagrante por tentativa de homicídio.
Além dos componentes do Garra, participaram dando apoio à ação os GCMs Castilho, Nicolau, Sousa III e D. Fernando (GPA) e aos GCMs da 2ª UCR, Devanir, Luizmar e Humberto Silva.
Informações e foto do Garra.
COMERCIAL QUE FALA SOBRE A SEGURANÇA
Prefeitura de Goiânia apresenta uma série de comerciais nos canais abertos, onde divulga o trabalho de cada secretaria e de agências do município de Goiânia.
O VT que vocês assistirão é sobre a segurança municipal feita pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
O VT que vocês assistirão é sobre a segurança municipal feita pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
DSTAS É INAUGURADA
Aconteceu hoje (28), pela manhã, a inauguração das novas instalações da Divisão de Segurança no Trabalho e Assistência Social (DSTAS) da GCM.
Na ocasião o chefe da divisão, GCM Pe. Leonardo Mendonça, recepcionou os convidados que visitaram as instalações do prédio.
Participaram da solenidade o comandante da GCM, Elton Magalhães, o secretário Municipal de Habitação, Denício Trindade, além de Inspetores e guardas civis, assim como toda a equipe que compõe a divisão. Após a inauguração foi servido um café da manhã aos convidados.
Fotos: Katiane Dourado.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
DOAÇÃO DE SANGUE
A senhora Amélia de Mesquita Carvalho, amiga do GCM Pires (1ª UCR)
precisa de dez doadores de sangue, tipo: qualquer tipo. Doadores dirigir-se ao banco de sangue do Hemolabor, na rua 5 - A, nº 90, setor Aeroporto.
DESFILE DA GCM NO ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA
Em comemoração ao aniversário da cidade de Goiânia, a corporação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) se preparou para o desfile do dia 24 de outubro, data comemorativa ao aniversário de Goiânia.
Para este desfile foram convocados cerca de duzentos gcms distribuídos na seguinte ordem: Banda de Música, Guarda Bandeira, Grupo de Proteção ao Cidadão (GPC), Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA), Grupo de Apoio e Resposta Rápida (Garra), Divisão de Guarda Ambiental (DGA), Núcleo de Apoio à Fiscalização (NAF), Unidades de Comando Regional (UCR) e Guarda Mirim. Além dos pelotões haverão dez viaturas (carros), quatorze motos, quatro viaturas do programa “Crack é possível vencer” e três micro-ônibus.
Seguindo a sequência das fotos vocês verão desde a chegada do comandante Elton Magalhães ao palanque das autoridades até o encerramento do desfile com as viaturas.
Cerimonial: Katiane Dourado e Cláudio Donizetti
Fotos: Luiz Galvão
CONVITE A TODOS OS GCMs
O chefe da Divisão de Segurança do Trabalho e Assistência Social - DSTAS, da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG), GCM Pe. Leonardo Mendonça, juntamente com toda a equipe tem a honra de convidar Vossa Senhoria para inauguração da divisão, amanhã, dia 28 de outubro de 2014, às 8h30, na Av. Atílio Correia Lima, nº 764, Cidade Jardim, Goiânia. Na ocasião apresentará as novas instalações da divisão que atua com o apoio da capelania, do psicológico aos gcms, à musicoterapia, à ginástica ergométrica entre outros!!!!
DESFILE CÍVICO-MILITAR
Prefeito Paulo Garcia acompanhou também o tradicional desfile cívico-militar que marca as comemorações do aniversário de Goiânia. Acompanhado da primeira-dama, Tereza Beiler, Paulo hasteou a bandeira do Brasil durante a execução do Hino Nacional na abertura do evento e saudou os milhares de goianienses que encheram a Avenida 24 de outubro, no setor Campinas, para prestigiar os batalhões do Exército Brasileiro (EB), da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiro Militar (CBM) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), representantes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) e Bandas Marciais de escolas da capital.
Por Monique Pacheco, da Diretoria de Jornalismo - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Crédito das Fotos: Edmilson Pelikano
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
DIVISÃO DE EXPEDIENTE INFORMA
Atenção servidores da GCM, quem abriu o processo de Progressão Vertical ANTES da vigência da
LEI Nº 9354, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2013 que trata do Plano de Cargos e Salários da GCM, comparecer urgentemente na Divisão de Expediente para SOLICITAR A REVISÃO DE ENQUADRAMENTO.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CAPÍTULO VIII
DO ENQUADRAMENTO
Art. 24. O enquadramento do ocupante do cargo atual de Guarda Municipal na
carreira instituída por esta Lei dar-se-á na Referência em que se encontrar posicionado,
observada a seguinte correlação Nível/Grau, em 01 de abril de 2014:
I - Nível I - Grau 5;
II - Nível II - Grau 6;
III - Nível III - Grau 7.
Parágrafo único. Fica assegurada ao servidor que tenha protocolado, pedido
de Progressão Vertical nos moldes da Lei nº 8.623/2008 e que fizer jus antes da vigência
desta Lei, a revisão do seu enquadramento em até 60 (sessenta) dias após a data do
enquadramento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOVAS VAGAS NO GPC
Estão abertas as inscrições para o curso do Grupo de Patrulhamento da Capital (GPC). Os interessados têm até o dia 31 de outubro (sexta-feira) para se inscreverem. Informa ainda que os interessados devem possuir o curso de Armamento e Tiro.
O curso será realizado pelo Centro de Formação, Estudo e Aperfeiçoamento da GCM Goiânia (Cefea) com início previsto para segunda quinzena do mês de novembro.
O curso visa dotar os participantes de conhecimentos necessários para executar o policiamento ostensivo especializado em todos os tipos de modalidade, com base na doutrina de patrulhamento tático adotada pela GCM Goiânia e no respeito aos direitos humanos e fundamentais consolidadas na legislação vigente.
As inscrições para novos integrantes podem ser feitas na Base da GCM, sala do GPC, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Mais informações: 3524-8616.
O curso será realizado pelo Centro de Formação, Estudo e Aperfeiçoamento da GCM Goiânia (Cefea) com início previsto para segunda quinzena do mês de novembro.
O curso visa dotar os participantes de conhecimentos necessários para executar o policiamento ostensivo especializado em todos os tipos de modalidade, com base na doutrina de patrulhamento tático adotada pela GCM Goiânia e no respeito aos direitos humanos e fundamentais consolidadas na legislação vigente.
As inscrições para novos integrantes podem ser feitas na Base da GCM, sala do GPC, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Mais informações: 3524-8616.
INFORMAÇÕES SOBRE A PROGRESSÃO VERTICAL
A Divisão de Expediente da GCM orienta aos gcms, que leiam com atenção a Lei 9354, de 8 de Novembro de 2013, que trata exclusivamente sobre o pedido de progressão vertical:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SEÇÃO II
DA PROGRESSÃO VERTICAL
Art. 20. A Progressão Vertical na carreira ocorrerá de um Nível para outro subsequente ao que se encontra posicionado, mediante requerimento do servidor em atividade, em razão do tempo de efetivo exercício no cargo, evolução da escolaridade e/ou aperfeiçoamento técnico profissional, avaliação de desempenho positiva no período, e aprovação em Processo Seletivo Interno, nos casos especificados no Anexo III, desta Lei, e nas seguintes condições:
I - o servidor que obtiver aperfeiçoamento técnico profissional na área de segurança pública, ao completar 04 (quatro) anos de efetivo exercício, poderá pleitear a Progressão Vertical do Nível I para o Nível II, nos termos do Anexo III;
II - após uma Progressão Vertical, o servidor somente poderá solicitar uma nova Progressão Vertical decorrido o prazo de 04 (quatro) anos;
III - não poderão ser utilizados os mesmos certificados de cursos de aperfeiçoamento técnico profissional para mais de uma Progressão Vertical na carreira;
IV - somente serão considerados para efeito de Progressão Vertical os cursos de aperfeiçoamento técnico profissional na área de segurança pública, realizados após a data da posse, com duração mínima de 20 (vinte) horas, devidamente comprovados mediante Certificados de conclusão;
V - não se aplica o disposto no inciso anterior os cursos de nível superior ou de tecnólogo ou de graduação utilizados para fins de comprovação de escolaridade, nos termos Anexo III, desta Lei.
VI - aprovação em Processo Seletivo Interno para Progressão para as graduações GCM IV e GCM V;
VII - avaliação positiva e aprovação em curso da área de Comando da Guarda Civil Metropolitana para as graduações GCM IV e GCM V, na forma do Anexo III, desta Lei.
§ 1º Além dos requisitos de escolaridade, aperfeiçoamento técnico profissional e merecimento por desempenho, a Progressão Vertical das graduações GCM III para GCM IV e GCM IV para GCM V, deverá ser precedida de Processo Seletivo Interno, estabelecido na forma do Regulamento, observados os requisitos definidos no Anexo III, e, o percentual de vagas previsto no § 4º, do artigo 11, desta Lei.
§ 2º O Processo Seletivo para Promoção Vertical das graduações GCM IV e GCM V, a que se refere o parágrafo anterior, deste artigo, será realizado quando da conveniência da Administração Municipal, mediante autorização expressa do Chefe do Poder Executivo e coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas.
§ 3º Não poderá participar de processos seletivos e a cursos promovidos pela Corporação, o GCM que não estiver no efetivo exercício do cargo, nos termos da lei.
§ 4º O servidor promovido por escolaridade e/ou aperfeiçoamento técnico profissional manterá a mesma Referência em que se encontrava no Nível anterior.
Art. 21. Excepcionalmente, a Administração Municipal deverá realizar Processo Seletivo para a primeira Progressão Vertical para o Nível IV – Graduação: Subinspetor, observado o percentual de vagas, previsto no § 4º, do art. 11, desta Lei, após transcorrido o prazo de 6 (seis) meses dos efeitos do ato de enquadramento dos servidores.
§ 1º Poderão concorrer ao Processo Seletivo, para a primeira Progressão Vertical para o Nível IV – Graduação: Subinspetor, todos os Guardas Civis Metropolitanos, que não estejam em estágio probatório e que atendam os requisitos de Avaliação de Desempenho, escolaridade e cursos de aperfeiçoamento exigidos para o Nível III da carreira., no Anexo III, desta Lei.
§ 2º Quando ocorrer a primeira Progressão Vertical dos aprovados em Processo Seletivo para a graduação GCM IV fica expressamente vedada a designação de quaisquer outros integrantes da Guarda para a função de Subinspetor, prevista no artigo 15 e parágrafo, da Lei Complementar nº 180/2008, devendo esta ser extinta.
§ 3º Após a Progressão a que se refere o parágrafo anterior, os cargos e funções de comando da área operacional da Corporação deverão ser preferencialmente ocupados por servidores dos Níveis IV e V, da carreira prevista nesta Lei.
Art. 22. Fica assegurada aos servidores para a primeira Progressão Vertical para as graduações de GCM II ou III, a contagem do prazo previsto no inciso II, do artigo 20, desta Lei, a partir da data da última Progressão Vertical que fizeram jus, nos moldes da Lei nº 8.623, de 26 de março de 2008, atendidos os requisitos do Anexo III.
Parágrafo único. Excepcionalmente, a primeira Progressão Vertical na carreira será concedida somente após decorridos 6 (seis) meses da data do enquadramento, prevista no art. 25, desta Lei.
Art. 23. O tempo em que o servidor se encontrar afastado do exercício do cargo não se computará para o período de que tratam os artigos 17 e 20, desta Lei, exceto nos casos considerados como de efetivo exercício, nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Goiânia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
AÇÃO DA DGA ENCONTRA DESAPARECIDO
Ontem, 21 de outubro, por volta de 23 h, a equipe da Divisão de Guarda Ambiental - DGA, do Parque Vaca Brava ( GCMs W. David, Zanata e Mizael Jr. ) abordaram 04 cidadãos em atitude suspeita. Após verificar a situação dos jovens, foi constatado que um deles, com 18 anos, morador de Trindade, havia um registro de ocorrência de desaparecido. A equipe entrou em contato com os familiares e o Sr. José Carlos, pai do jovem, compareceu no Parque para as medidas cabíveis.
terça-feira, 21 de outubro de 2014
GCM FAZ ENSAIO DE DESFILE
Durante toda esta semana está acontecendo na
Avenida Marginal Cascavel (foto) os ensaios da Guarda Civil
Metropolitana (GCM) para o desfile do dia 24 de outubro
(sexta-feira), em comemoração aos 81 anos da cidade de Goiânia.
Em comemoração ao aniversário da cidade de
Goiânia, a corporação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) vem
fazendo diversas atividades, como apresentação da banda de música
em tocatas e ensaios para o desfile do dia 24 de outubro.
Para este desfile foram convocados cerca de
duzentos gcms distribuídos na seguinte ordem: Banda de Música,
Guarda Bandeira, Grupo de Proteção ao Cidadão (GPC), Grupo de
Patrulhamento Ambiental (GPA), Grupo de Apoio e Resposta Rápida
(Garra), Divisão de Guarda Ambiental (DGA), Núcleo de Apoio à
Fiscalização (NAF), Unidades de Comando Regional (UCR) e Guarda
Mirim. Além dos pelotões haverão dez viaturas (carros), quatorze
motos, quatro viaturas do programa “Crack é possível vencer” e
três micro-ônibus.
Segundo o coordenador do desfile, GCM Augusto
Filho, a ideia dos ensaios é para que haja o aprimoramento e a
organização deste para ser apresentado de forma coordenada e
impecável, já que será assistido pelo público e pelas autoridades
presentes neste dia, disse. Segundo o comando da GCM ficou definido
como grupo de coordenação dos ensaios e desfile os GCMs:
Coordenador Geral do Desfile – GCM Augusto Filho; Comandante do
Desfile – GCM Vieira; Instrutores do Desfile – GCMs Ricieri e
Frazão; e Instrutor da Porta Bandeira – GCM Josimárcio.
A ordem do desfile ficou da seguinte forma:
Exército Brasileiro (EB), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiro
Militar (CBM), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal
de Trânsito de Goiânia, Bandas Marciais e Escolas da capital.
DOAÇÃO DE SANGUE
A SENHORA, MARIVANE PEREIRA DE LIMA, ESTÁ PRECISANDO URGENTE DE CINCO (05) DOADORES DE SANGUE.
TIPO: QUALQUER TIPO
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
PREFEITO ASSINA ENQUADRAMENTO
A Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Semgep), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (Sindigoiânia), comemorou na manhã de hoje, 18, o Dia do Funcionário Público com solenidade de entrega do “Prêmio Funcionário Padrão”. O evento aconteceu no clube do Sindigoiânia, no Parque Amazônia, com a participação de secretários municipais e representantes do legislativo goianiense.
A entrega do prêmio foi feita pelo prefeito Paulo Garcia, que ressaltou a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos servidores públicos. “O Prêmio Funcionário Padrão é fundamental pois valorizar o trabalho exercido pelo servidor em prol da administração municipal', afirmou.
Durante a comemoração Paulo Garcia assinou o decreto que enquadra a Guarda Civil Metropolitana ao Plano de Cargos e Salários, aprovado em novembro de 2013 pela Câmara Municipal de Goiânia. O prefeito ressaltou que a medida fortalecerá a categoria que auxília a segurança pública do Estado e executa um ótimo trabalho em nosso município.
Funcionário Padrão
Para participar da premiação o servidor público deve ser titular de cargo efetivo e estável, com dois anos de efetivo exercício na função. O primeiro, o segundo e o terceiro classificados no concurso deste ano receberão gratificação, a partir do mês de novembro, nos percentuais de 20%, 15% e 10% respectivamente. A gratificação tem caráter contributivo e passa a integrar a remuneração de contribuição para o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município.
Ganhadores do Prêmio Funcionário Padrão 2014:
1º Lugar: Wilson José da Silva
2º Lugar: Cícera Ribeiro da Silva
3º Lugar: José Simões Sales
Para participar da premiação o servidor público deve ser titular de cargo efetivo e estável, com dois anos de efetivo exercício na função. O primeiro, o segundo e o terceiro classificados no concurso deste ano receberão gratificação, a partir do mês de novembro, nos percentuais de 20%, 15% e 10% respectivamente. A gratificação tem caráter contributivo e passa a integrar a remuneração de contribuição para o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município.
Ganhadores do Prêmio Funcionário Padrão 2014:
1º Lugar: Wilson José da Silva
2º Lugar: Cícera Ribeiro da Silva
3º Lugar: José Simões Sales
Por Emelline Diniz, da Diretoria de Jornalismo - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
NOVAS VIATURAS À CORPORAÇÃO
O comandante da GCM, Elton Magalhães, recebeu onze viaturas (10 gol 1.6 e um saveiro), fruto do convênio entre o Ministério da Justiça e a Guarda Civil Metropolitana, para o Programa Goiânia + Segura.
Os veículos serão utilizados nas rondas diárias na prevenção à violência e por enquanto aguardam a finalização dos processos de plotagem, emplacamento e de colocação dos sinalizadores visuais (giroflex).
Segundo este projeto vem para auxiliar às forças de segurança pública no combate à criminalidade em nossa capital. Informa a todos que ainda dentro deste mesmo programa aguarda a chegada de outras dez (10) motocicletas.
Assinar:
Postagens (Atom)